Após assinatura de contrato ocorrida em setembro, representantes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado de Mato Grosso – Sebrae/MT, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (5), para alinhar os próximos passos do Programa Cidades Empreendedoras e Sustentáveis.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da cidade, com investimentos de mais de R$ 1,3 milhão no setor.
A parceria prevê capacitação dos empreendedores, serviço de pesquisa e imagem do setor, realização de fórum, oficina de comunicação, oficina de planejamento com consultoria, curso de como vender para órgão público, entre outras medidas.
“Para nós, fortalecer o sistema S do município é de extrema importância e essa parceria com o Sebrae de aplicar mais de um milhão de reais em conjunto com a instituição, para o município só vem agregar e valorizar as empresas, os micro e pequenos empresários que estão começando suas atividades, que possam gerar mais oportunidade e renda, atingindo seus objetivos enquanto pessoa, enquanto família, enquanto empresários”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
“Fortalecer o empreendedor a dar esses primeiros passos no município é muito importante. O empresário que precisa regularizar uma vistoria, por exemplo, agora contará com apoio da Prefeitura e Sebrae, para esclarecer todas as dúvidas burocráticas, seja de desenvolvimento ambiental, entre outras”, explica o coordenador de dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Luiz Antônio Fortunato.
“A expectativa é grande, enquanto Sebrae. É um grande desafio, um contrato que vai mudar a história do município para a qualificação e aprimorar conhecimentos do setor de empreendedorismo”, revela Renato Ícaro Pereira Magalhães, gerente regional do Sebrae.
De acordo com o Contrato nº 188/2023, o Município deve investir R$ 671 mil. A parceria estabelece ainda a contrapartida no mesmo valor do Sebrae/MT.
O Programa Cidades Empreendedoras e Sustentáveis terá lançamento, ainda sem data definida, sendo divulgado em breve.