Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Rede Municipal recebe certificados da 3ª Olimpíada de Matemática

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Pais, alunos e professores prestigiaram na noite de quinta-feira (19), na escola Joice Martinelli Munhak, o encerramento e entrega da premiação da III Olimpíada de Matemática da Unemat no município de Lucas do Rio Verde. A competição teve início com participação de seis mil alunos e encerrou com a premiação dos 149 destaques da olimpíada.

Presente na entrega dos prêmios, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, agradeceu o envolvimento e dedicação dos alunos e principalmente dos professores da disciplina de matemática ao longo da competição.

“O objetivo é instigar nos alunos a matemática, principalmente porque é uma disciplina que as vezes nem todo mundo gosta, mas nós temos muitos talentos. Participar é uma forma deles também se autodesafiarem, colocar em cheque os conhecimentos e assim receber uma gratificação por tudo isso”, conclui Elaine.

É o segundo ano que o estudante Murilo Buzanello participa da olimpíada de matemática e o primeiro ano que recebe a premiação. Ele conta que o desafio tomou conta da sala de aula. “Tinha bastante incentivo principalmente dentro do grupo de amigos. E inclusive um dos nossos amigos, vamos dizer, que era menos capacitado, também conseguiu chegar até aqui. A gente torceu bastante e ele conseguiu ir bem”, acrescentou. 

Já para a Luiza, a experiência de participar pela primeira vez de uma olimpíada, a estimulou a querer buscar ainda mais conhecimento na área. “Foi surpreendente quando eu soube o resultado de chegar na terceira fase. Foi uma experiência única, eu diria e foi difícil, mas foi muito bom poder chegar até aqui. Eu procurei estudar mais sim, me esforçar”, conclui a estudante.

As olimpíadas fazem parte do projeto de extensão do Campus da Unemat Sinop Barra do Bugres, está presente em 13 municípios. “Esse ano a gente está atendendo mais de 40 mil alunos em todo o estado. É uma forma da universidade pegar o conhecimento gerado lá e a aplicar nas prefeituras e nos municípios. E aí quem sabe descobrir novos talentos da matemática”, explicou o diretor político-pedagógico e financeiro da Unemat Sinop. 

Em Lucas do Rio Verde, o coordenador local do projeto este ano, foi o professor mestrando, Marcelo Hoffmann. “Nós temos uma rede grande de alunos e eles se empenham, eles correm atrás e nós temos umas pérolas. É muito gratificante mesmo, principalmente no brilho dos olhos desses alunos na hora que recebem uma medalha ou um troféu”, destaca o professor.

Sair da versão mobile