Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública destacam êxito do Programa Vigia Mais MT

Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) conheceram o programa de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o Vigia Mais MT, nessa segunda-feira (30.10), e destacaram o êxito da ação do Governo do Estado. 

Através do programa e com investimento aproximado de R$ 30 milhões, o Governo distribui 15 mil câmeras fixas, speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos) aos 141 municípios de Mato Grosso. Somente em Cuiabá são investidos R$ 5,6 milhões e disponibilizados 3.932 dispositivos.

O assessor-técnico do Programa Vigia Mais MT, Leandro Alves, mostrou em tempo real as câmeras instaladas em várias cidades de Mato Grosso, que já estão integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Ele também fez uma simulação e mostrou como funciona o botão do pânico, voltado para atendimento de ocorrências em unidades escolares de Mato Grosso. 

“Foi uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela Segurança Pública de Mato Grosso à Senasp. Fizemos uma simulação em tempo real do botão do pânico que alerta sobre ocorrências no estado e em poucos segundos o alerta foi emitido para o setor do videomonitoramento do Ciosp, que em segundos acionou a viatura mais próxima para atendimento”, pontuou.

Após assistir a apresentação, a diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública da Senasp/MJSP, Larissa Abdalla Britto, disse ter ficado impactada. 

“Saio daqui encantada com o programa e vou inclusive recomendar à toda a nossa cúpula que se adentre mais. Fiquei positivamente muito impactada pelo que está sendo desenvolvido e só tenho a felicitar o estado de Mato Grosso, o governador e a cúpula da Secretaria de Segurança pelo êxito com que o programa está sendo executado”, destacou. 

A delegação da Senasp/MJSP está em Cuiabá para uma série de visitas técnicas com o objetivo de conhecer os projetos beneficiados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). As atividades coordenadas pela Sesp-MT incluem também a troca de informações entre as equipes do Governo Federal e Estadual, para esclarecimentos, apresentação de resultados, exposições analíticas, pontos a serem melhorados, entre outros temas relacionados ao FNSP. 

Inovação 

O programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário da Segurança, coronel César Augusto Roveri, em março deste ano. Antes mesmo do lançamento, o programa havia sido apresentando a prefeitos e instituições, que manifestaram interesse imediato na adesão. 

Após a instalação das câmeras, o Ciosp terá acesso a todas imagens captadas.

Os critérios para a definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais, e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. 

Podem se habilitar ao programa Vigia Mais MT entes públicos, privados, pessoas físicas, jurídicas, órgãos, entidades, conselhos, associações comerciais da administração pública federal, estadual e municipal, além de consórcios públicos intermunicipais. 

Sair da versão mobile