Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Sessão especial na AL tem homenagens a 24 cidadãos pelos serviços prestados a MT

Fotografia: Ronaldo Mazza

Em sessão especial realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Wilson Santos (PSD)  homenageou várias personalidades pelos relevantes serviços prestados no estado. Cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso foram agraciados com título de cidadão mato-grossense, moções e comenda.

“São cidadãos que se destacaram em prol da democracia e desenvolvimento de Mato Grosso. Nada mais justo do que homenageá-los com essas honrarias e reconhecimento público pelos serviços prestados”, destacou Santos.

De acordo com o deputado, o Parlamento tem a prerrogativa de conceder, em nome da sociedade mato-grossense, títulos e honrarias àqueles que ajudaram a construir um estado.

“Mato Grosso não é uma obra de poucos, alguns têm mais visibilidade e se colocam na posição de celebridade, mas tem muita gente anonimamente trabalhando para a construção do estado nas mais diversas áreas, como economia, setor das artes, cultura, esportes, diplomacia, entretenimento, enfim, nós fazemos questão de todo ano, de maneira muito cuidadosa, escolhermos aqueles cidadãos que vieram de outros estados e os que nasceram também aqui para que recebem essas honrarias”, esclareceu Santos.

O engenheiro civil Ronaldo Taveira foi um dos 24 homenageados e recebeu a Comenda Dante de Oliveira. Oriundo de Alto Araguaia, Taveira chegou a Cuiabá em 1972 para trabalhar no ramo de topografia.

“Essa homenagem é um reconhecimento do que eu fui e sou na vida. Devo muito ao Dante de Oliveira e receber essa honraria demonstra meu carinho por ele. Gostei muito”, disse Taveira.

“A Comenda Dante de Oliveira é mais uma das diversas comendas que a Assembleia concede a cidadãos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento desse estado”, falou o deputado.

O presidente do Cuiabá Esporte Clube, Cristiano Dresch, foi agraciado com o título de cidadão mato-grossense. Adquirido pela família Dresh em 2009, o clube vem se destacando no cenário esportivo nacional desde sua ascensão à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, do qual disputa há quatro anos.

“Essa homenagem é importante porque nos sentimos agradecidos. Me sinto mato-grossense há muito tempo, pois estamos aqui desde 1981 e representamos o nome de Mato Grosso no peito do clube em todas as viagens que fazemos. Somos um representante de Mato Grosso fora do estado e do Brasil. Um orgulho imenso estar aqui hoje, pois o deputado Wilson Santos é um grande parceiro do Cuiabá [Esporte Clube] em outras ações”, opina Dresch.

Segundo o presidente do Cuiabá, o futebol brasileiro está passando por uma transformação muito grande, se organizando para formar uma liga forte num futuro próximo.

“O Cuiabá Esporte Clube está inserindo dentro desse momento, e podemos esperar para os próximos anos uma profissionalização muito maior no futebol brasileiro e para isso, precisamos investir, e o que vai sustentar o Cuiabá no cenário nacional a longo prazo é a categoria de base, trabalho social nas escolinhas, e temos exemplos de garotos na própria seleção brasileira que é o Riquelme”, exemplificou Dresch.

“O que vai fortalecer o Cuiabá é o investimento no centro de treinamento que está em fase de construção. Trata-se de uma obra grande com investimento alto que programamos num prazo de término em três anos para reforçar ainda mais o Cuiabá”, disse ele.

Outro ponto abordado por Dresch é que, dentro do contexto nacional, o Cuiabá é um clube muito jovem. “Jogamos o Campeonato Brasileiro com equipe que tem mais de 100 anos. Isso demonstra que estamos trabalhando muito para chegar aonde almejamos, ainda é cedo, porque queremos muito mais”, revela.

“Nossa família participa do clube desde o início, quando o adquirimos em 2009. Estamos vindo de uma ascensão muito grande nos últimos anos, mesmo com as dificuldades de disputar e se manter na Série A, onde tem equipes tradicionais. É um desafio que vencemos diariamente para manter o clube onde está”, explica.

Durante a sessão, Dresch fou também que o principal projeto do Cuiabá é se solidificar no cenário brasileiro, e para isso o time precisa permanecer o maior tempo possível jogando a Primeira Divisão. “A Série A traz uma arrecadação grande com receita alta podendo investir na estrutura do clube com boa categoria de base. Acredito que estamos no caminho certo, mas o trabalho sério precisa ser mantido diariamente”, colocou ele.  

A vice-presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Regina de Oliveira Dessunte explicou que a homenagem da Assembleia é o reconhecimento dos profissionais em prol da classe.

“Essa homenagem veio num momento muito oportuno para a gente, é onde lutamos arduamente para a defesa das prerrogativas dos advogados. Elas são as garantias que os advogados possuem em exercer a sua livre profissão, sem censura, sem subordinação. São os advogados que trabalham em prol da classe. Essa homenagem representa o reconhecimento do nosso trabalho que lutamos diante das classes, trabalhando livremente com respeito e sem temor”, lembrou Dessunte.

Comenda Dante de Oliveira:

Ronaldo Taveira

Título de cidadão mato-grossense:

Alessandro Dresch

Cristiano Dresch

Gilberto Silvério de Almeida

Manoel Dresch (in memoriam)

Marcelo Eugênio

Marcos Antônio Sguarezi

Entrega das moções:

André Stumpf Jacob Gonçalves

Alfredo da Mota Menezes

Carlos Henrique Nascimento Areco

Cervejaria Louvada

Crislaine Paula Costa Campos

Edgleyton Barbosa da Silva

Edson Ricardo de Andrade

Gilberto Maltz Scheir

Lídio Modesto da Silva Filho

Luciano Carvalho do Nascimento

Luciene Carvalho

Lucimar Sacre Campos

Maksues Leite

Mohamed Ali Hammoud

Ong Protetores das Águas Rondonopolitanas

Pamela Ghiotte Mateus

Regina de Oliveira Dessunte

Fonte: JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social

Sair da versão mobile