Neste domingo, o Internacional recebeu o Grêmio no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu pelo placar de 3 a 2. Na primeira vitória após a eliminação na Libertadores e com gol de Enner Valencia, o Inter se redimiu com os torcedores após ganhar do maior rival. Wanderson e Alan Patrick (Colorado) e João Pedro e Suárez (Tricolor) balançaram as redes na partida.
Com o resultado, o Colorado subiu para a 12ª colocação com 32 pontos e abriu boa distância para a zona de rebaixamento, enquanto o Imortal parou na terceira colocação com 44.
Na próxima rodada, que acontece após a parada da Data Fifa, o Internacional visita o Bahia, no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 21h30. Já o Grêmio recebe o Athletico-PR, também na quarta, às 19 horas.
Inter é mortal e vence o Gre-Nal 440
Com um minuto de jogo no Gre-Nal 440, Valencia se chocou com Gabriel Grando e a torcida colorada pediu pênalti. O VAR chamou o árbitro e, após revisão, foi assinalado impedimento do equatoriano na jogada. Mas não fez falta: Alan Patrick serviu o centroavante, que tocou na saída do goleiro adversário e, na sobra, estufou as redes para abrir o placar. O Grêmio apresentou dificuldades para acompanhar o forte ritmo imposto pelos donos da casa.
Aos 25, o camisa 10 colorado deu belo passe para Maurício, que deu um lençol em Reinaldo e ia fazendo um golaço, mas a defesa tirou a tempo. Apesar da similaridade na posse de bola, o Inter é quem dominou o jogo na primeira metade desse tempo. Apenas a partir dos 35 minutos de jogo o Tricolor Gaúcho começou a ter mais a bola para tentar propor o jogo, com o Inter mais fechado, mas bem sólido.
Antes do intervalo, Valencia teve a oportunidade de ampliar o marcador, mas tirou muito de Gabriel Grando e acabou mandando para fora. A enfiada foi de Maurício, que fez uma boa primeira etapa e manteve o desempenho no decorrer do jogo.
Logo no começo do segundo tempo, aos três minutos, Renê roubou a bola no meio campo e ela sobrou para Wanderson. O camisa 11 disparou, cortou para dentro e mandou rasteiro no cantinho, suficiente para vencer Grando e colocar o Internacional com 2 a 0 no placar. Assim como na primeira etapa, o dono da casa dita o ritmo do jogo. A primeira confusão aconteceu apenas 11 minutos após uma chegada de Aránguiz em Pepê. O clima esquentou, mas foi acalmado logo depois.
À medida que o tempo do clássico passava, o time do Grêmio ficava mais nervoso, mas conseguiu chegar ao seu primeiro gol: aos 22 minutos, João Pedro aproveitou que a defesa do Inter afastou mal e bateu de fora da área. Rochet aceitou o chute, que não foi no canto e também era fraco. A alegria dos gremistas durou pouco pois Alan Patrick recebeu passe de Maurício e, tranquilo, matou a reação do rival.
Luís Suarez colocou fogo no jogo novamente com uma cobrança de falta em que a barreira do Colorado abriu, a bola passou e venceu o goleiro adversário. O Imortal se lançou ao ataque a partir do gol do camisa 9 para buscar o resultado. Mesmo com oito minutos de acréscimo, o placar não mudou e o Inter levou a melhor no Gre-Nal 440.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3 X 2 GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 8 de outubro de 2023 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa / MG)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa / RJ) e Guilherme Dias Camilo (Fifa / MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa / MG)
GOLS: Enner Valencia (aos cinco minutos do 1ºT), Wanderson (aos três minutos do 2ºT) e Alan Patrick (aos 24′ do 2ºT) para o Internacional; João Pedro (aos 21′ do 2ºT) e Luís Suárez (aos 28′ do 2ºT) para o Grêmio.
CARTÕES AMARELOS: Johnny, Gabriel Mercado, Renê, Igor Gomes e Nicolás Hernández (Internacional); Walter Kannemann, Ferreira, Villasanti e Geromel (Grêmio).
CARTÕES VERMELHOS: –
INTERNACIONAL: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Mauricio (Igor Gomes), Aránguiz (Nicolás Hernández) e Alan Patrick (Dalbert); Wanderson (Rômulo) e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann (Iturbe) e Reinaldo; Villasanti (André), Carballo e Pepê; Cristaldo, Ferreira (Lucas Bessozi) e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho