Ação no Espaço Saúde marca início da campanha do Dezembro Laranja

0
107

Mato Grosso é um estado com clima tropical, que convive com alta exposição solar praticamente o ano inteiro. Estar em contato com a luz do sol é importante para a saúde e o bem-estar, afinal essa é uma das principais fontes de vitamina D. Porém, para manter a hidratação adequada, são necessários alguns cuidados que a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça na campanha do Dezembro Laranja, que trata prevenção do Câncer de Pele.

A campanha é realizada em dezembro, justamente pelo início do verão, com objetivo de que a população busque a prevenção e a detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano. Em Lucas do Rio Verde, as ações serão realizadas no dia 02 de dezembro das 8h às 14h, no Espaço Saúde, uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

No local, serão ofertados exames dermatológicos para diagnóstico do câncer de pele e avaliação para detecção de câncer bucal.

Uma das curiosidades é que a luz solar tem interferência, inclusive, no humor das pessoas. O grande segredo para essa relação se manter pacífica é a moderação. Isso porque a exposição excessiva e feita de maneira errada tem forte ligação com o surgimento do câncer de pele, uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão.

De acordo com a dermatologista Francielle Regina Leismann, os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. “É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 9h e 15h, além do uso de roupas e acessórios adequados como chapéu, boné, óculos, roupas com proteção ultravioleta, guarda-sol e sombrinha”, pontua. 

Durante o evento, também serão realizados cuidados com a saúde bucal, além ações como orientações, avaliações e coleta de material para análise (citologia e biópsia) por profissionais da área. Conforme indicativo do Ministério da Saúde, o maior número de casos de câncer bucal é em pacientes masculinos.

As ações serão para toda a população que não consiga comparecer nas unidades básicas de saúde em horários regulares.