Grupo com 34 pessoas espera, há semanas, autorização de Israel para deixar o território palestino.
O grupo de brasileiros e familiares que aguardam, há semanas, autorização para deixar a Faixa de Gaza foram avisados, nesta quinta-feira, 9, de que poderão deixar o território palestino. As informações são da CNN Brasil.
A expectativa é que uma nova lista com o nome dos civis autorizados para deixar o território palestino seja divulgada no final desta noite. Ao todo, 34 pessoas integram o grupo, sendo 24 brasileiros e 10 familiares próximos de origem palestina. Eles aguardavam o aval para deixar o território palestino pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O governo brasileiro já teria sido avisado da autorização. Membros da embaixada do Brasil no Egito já estariam se deslocando do Cairo até Rafah.
Ansiedade e frustração
O grupo de brasileiros já ficou de fora de seis listas de civis autorizados a deixar o território. A demora teria provocado atrito entre o Itamaraty e o governo israelense.
Os enviados do Brasil, que atuam nas negociações para a saída dos civis, enfatizaram que o governo brasileiro foi uma das primeiras nações a entregar uma lista dos que estavam em Gaza precisando de repatriação. Além disso, há um avião parado há semanas no Egito, esperando para resgatar o grupo.
A negociação pelo resgate do grupo envolve o chanceler Mauro Vieira e o assessor especial Celso Amorim, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por Terra.com.br
Foto: Said Khatib/AFP