Carreta do Amor inicia atendimento em Lucas do Rio Verde nesta terça-feira (28)

0
117
FOTOS: ASCOM/CPS VALE DO TELES PIRES

A unidade móvel de diagnóstico e prevenção ao câncer do Hospital do Amor estará em Lucas do Rio Verde a partir desta terça-feira (28). Serão ofertados exames de mamografia e papanicolau (coleta do preventivo).

O foco é o diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres, mama e colo uterino. Os atendimentos seguem até sexta-feira (01), no Espaço Saúde.

A vinda da Carreta do Amor é resultado da parceria entre o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, Hospital do Amor de Sinop e Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Serão ofertados gratuitamente 150 exames de mamografia e 150 exames de papanicolau. Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento pelo whatsapp 65 99241 1785.

A secretária-executiva do Consórcio de Saúde Solimara Moura explica que desde o início da parceria com o Hospital do Amor, em 2021, a unidade móvel tem percorrido os 15 municípios consorciados.

Somente este ano, incluindo a unidade fixa localizada em Sinop, foram realizados mais de 15 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias, beneficiando aproximadamente 10 mil pacientes.

“É uma parceria que está dando certo. Os municípios já realizam todo o trabalho preventivo e a Carreta do Amor vem pra complementar e atender principalmente, aquelas que por algum motivo não buscaram atendimento”, ressaltou Solimara.

Ainda no cronograma deste ano, o município de Itanhangá, de 04 a 08 de dezembro. A unidade móvel estará localizada no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário Bruno Felix, os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, sob a responsabilidade da Central de Regulação e também livre demanda. Serão ofertados 200 exames de mamografias, sendo 50 por dia, além da coleta de preventivo.

“O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura do câncer. E poder levar esse atendimento, com profissionais qualificados e equipamentos modernos, garante mais qualidade de vida a nossa população”, finalizou Felix.

TEXTO: ASCOM/CPS VALE DO TELES PIRES