Com gol de Messias, Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão

0
101

Neste domingo (26), o Santos arrancou empate heroico contra o Botafogo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Após sair perdendo em gol marcado por Danilo Barbosa, logo aos dez do primeiro tempo, a equipe treinada por Marcelo Fernandes conseguiu a igualdade com Messias, aos 45 da etapa final. Com isso, o jogo terminou 1 a 1.

Assim, o Peixe aumenta para sete partidas a sequência sem derrotas na competição, apesar de voltar a sofrer gols após três jogos. Com o resultado, o time paulista chega aos 43 pontos e assume a 14ª colocação, mas pode perder uma posição caso o Cruzeiro vença o Goiás, nesta segunda-feira (27).

Por outro lado, o Glorioso atinge o oitavo compromisso sem triunfos e desperdiça chance de assumir a liderança do Brasileirão. O time carioca acumula 62 pontos e segue na vice-liderança. No entanto, pode descer para terceiro se o Flamengo vencer o América-MG ainda neste domingo.

Na próxima rodada, portanto, o Santos recebe o Fluminense, às 19 horas (de Brasília) de quarta-feira (29), na Vila Belmiro. Mais tarde, a partir das 21h30, o Botafogo visita o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Após início de duelo apertado, mas com o Botafogo tendo o domínio da posse de bola enquanto o Santos aguardava para sair nos contra-ataques, os donos da casa abriram o placa logo aos dez minutos. Eduardo cobrou falta da esquerda e Danilo Barbosa subiu mais que a defesa santista para testar para o fundo da rede.

Aos 12, Adryelson desarmou Marcos Leonardo no meio e a bola sobrou com Marlon Freitas, que finalizou rente próximo à trave direita de João Paulo. Oito minutos depois, Junior Santos tabelou com Tchê Tchê, invadiu a área e bateu forte. A bola, porém, desviou na marcação e saiu em escanteio.

Ainda no primeiro tempo, o Botafogo voltou a assustar aos 29 minutos. Após lançamento da intermediária de Gabriel Pires, Eduardo desviou e deixou Tiquinho Soares livre para marcar. No entanto, o centroavante errou o chute e acabou furando. Ele estava em posição irregular e o impedimento foi marcado.

O primeiro lance de perigo do Santos no jogo aconteceu apenas aos 37 minutos do primeiro tempo. Jean Lucas recebeu passe de Kevyson na meia-esquerda, cortou para dentro tirando a marcação e bateu colocado obrigando Lucas Perri a cair para espalmar. Aos 44, Gabriel Pires cobrou falta direto para o gol em uma bomba, defendida por João Paulo no meio do gol.

Na volta do intervalo, o técnico Marcelo Fernandes promoveu duas alterações no Peixe, colocando Lucas Lima e Maxi Silvera nos lugares de Nonato e Camacho, respectivamente. As mudanças geraram uma falta sofrida pelo atacante e cobrada pelo meia em direção à área. A bola bateu no braço de Gabrie Pires, mas o árbitro apenas marcou escanteio.

Aos nove minutos, o Alvinegro Praiano conseguiu criar uma chance de gol, mas interrompida por impedimento. Marcos Leonardo recebeu passe na área, deu belo giro para tirar a marcação, mas foi travado na hora da finalização. Lucas Lima ficou com a sobra e bateu de perna esquerda, obrigando defesa de Lucas Perri. O camisa 9 santista, porém, estava em posição irregular.

O Botafogo quase ampliou aos 14. Junior Santos cobrou falta rasteira, de muito longe, e a bola ficou com Eduardo. O meia dominou dentro da área e chutou na saída de João Paulo, que fez a defesa. No rebote, Junior Santos chegou cabececando para o gol. Messias, em cima da linha, estava bem posicionado para afastar o que seria o segundo dos cariocas.

Por fim, o Santos se atirou ao ataque na base do ‘abafa’ em busca do empate. Assim, aos 45 minutos da etapa complementar, Soteldo cobrou falta com Mendoza, recebeu de volta e chegou à linha de fundo. O venezuelano fez cruzamento certeiro para Messias, que ganhou do defensor alvinegro e testou para o empate heroico do Peixe.

Gazeta Esportiva (foto: Vitor Silva/assessoria)