Boca Juniors e Fluminense decidem neste sábado, a partir das 17h, no Maracanã, o título da CONMEBOL Libertadores 2023. O time argentino busca o sétimo título continental, que o tornaria o maior campeão do torneio ao lado do Independiente, enquanto o Tricolor das Laranjeiras busca uma conquista inédita.
Chance de reescrever a história
A derrota nos pênaltis para a LDU, em 2008, em um Maracanã lotado, ainda deixa marcas na torcida tricolor. Portanto, Marcelo, Germán Cano e companhia têm a oportunidade, em caso de título inédito, de cicatrizar esta ferida, libertando o grito de campeão preso há 15 anos. Além, é claro, de gravar seus nomes no panteão de ídolos do clube.
Diniz terá dupla de zaga titular em campo
Fernando Diniz e a torcida tricolor respiram aliviados, pois o time deve ter a dupla de zaga titular no jogo mais importante do ano. Nino e Felipe Melo treinaram normalmente nos últimos dias, dando mostras de que estão recuperados dos problemas físicos. A eficiência do primeiro aliada à experiência do segundo tornam o Fluminense mais forte.
Romero: amuleto em decisões por pênaltis
O Boca Juniors tem um trunfo valioso caso o título da Libertadores seja definido nos pênaltis: Sergio Romero. O goleiro foi protagonista nas classificações diante de Nacional, Racing e Palmeiras, defendendo seis cobranças ao todo, entre elas de Raphael Veiga. O paredão argentino, porém, tem dura missão de conter o poderio ofensivo do time tricolor.
Boca tenta 4º título em solo brasileiro
Das seis conquistas continentais do time argentino, metade delas foi em estádios brasileiros. Em 2000, triunfo nos pênaltis sobre o Palmeiras, em 2003, no mesmo palco, 3 a 1 sobre o Santos e, em 2007, show de Riquelme sobre o Grêmio, no extinto estádio Olímpico, em Porto Alegre. Neste sábado, no Rio de Janeiro, o Boca Juniors pode novamente fazer a festa no país vizinho.
Escalações prováveis
Boca Juniors: Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, Pol Fernández, Ezequiel Fernández e Barco; Merentiel e Cavani.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander (Martinelli) e Ganso; Jhon Arias, Germán Cano e Keno.
O Fluminense é apontado como favorito nesta final, pois tem melhor time e o fato de jogar em casa a seu favor. No entanto, o Tricolor das Laranjeiras tem pela frente o hexacampeão Boca Juniors, com nomes experientes no elenco e toda a “catimba” argentina para acirrar os ânimos.
Por BetFair.com