A Fundação Rio Verde recebeu esta semana uma comitiva de consultores chineses que esteve em visita ao Brasil. O grupo integra a World Resources Institute (WRI), uma organização norte americana que está presente em vários países. A convite da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) os consultores vieram conhecer ações de sustentabilidade e preservação ambiental.
O grupo estava acompanhado de Ricardo Arioli, presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, que serviu como intérprete nos encontros mantidos em Mato Grosso. Segundo Arioli, os visitantes integram a organização que criou o GHG Protocol, que se tornou padrão global para que empresas e organizações mensurem e gerenciem emissões de gases de efeito estufa.
“Eles estiveram na CNA, foram à Embrapa, que está desenvolvendo vários projetos de agricultura de baixo carbono, e agora estamos em Mato Grosso”, explicou Arioli, citando que além da Fundação Rio Verde o grupo visitou outras entidades do segmento agro. “Estamos visitando ainda fazendas, mostrando área de reserva legal, soja, mostrando como a gente faz agricultura”.
O grupo foi recebido por diretores da Fundação Rio Verde. Depois de ouvirem sobre o funcionamento da instituição de pesquisa e da realização do Show Safra, primeiro evento carbono neutro do segmento agro, o grupo fez um tour pela instituição. Os membros da WRI conheceram as dependências da Fundação, a área onde é realizada o Show Safra, e o campo experimental.
“Tivemos a chance de mostrar um pouco do nosso trabalho, mostramos um pouco do que é feito em termos de experimentos, apresentamos os laboratórios e falamos das ações que estamos fazendo em relação a reciclagem de nutrientes, além da preservação do meio ambiente”, declarou Rodrigo Pasquali, diretor executivo da Fundação Rio Verde.
Fonte: Verbo Press