Nesta quarta-feira, o Santos, que jogou com um a mais desde o fim do primeiro tempo, venceu o Flamengo, de virada, por 2 a 1, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pedro abriu o placar para o time rubro-negro, enquanto Nonato e Joaquim fizeram os gols dos santistas.
Gerson foi expulso na reta final do primeiro tempo por falta em Julio Furch. Já nos acréscimos da etapa final, Bruno Henrique também recebeu o cartão vermelho.
O duelo aconteceu em Brasília por indisponibilidade do Estádio do Maracanã, que recebe a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, neste sábado.
Com este resultado, o Peixe chega a 37 pontos, sobe para a 15ª posição e abre cinco pontos de vantagem para o Goiás, primeiro time na zona de rebaixamento. O Flamengo, por sua vez, desce para a sexta posição, com 50 pontos.
O Santos volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar o Cuiabá, às 21 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Flamengo, por sua vez, encara o Fortaleza, às 16 horas, no Castelão.
O jogo – Aproveitando alguns erros na saída do Flamengo, o Santos começou melhor o jogo. O Peixe teve a primeira finalização aos oito minutos, em contra-ataque. Nonato aproveitou o erro de passe de Luiz Araújo, avançou e finalizou de longe, ao lado do gol de Rossi. Pouco depois, o Peixe quase abriu o placar. Jean Lucas cobrou escanteio na área e Joaquim cabeceou com perigo.
Do outro lado, o Flamengo, aos poucos, foi achando os espaços. Arrascaeta deu bom passe para Pedro, que ajeitou a bola e finalizou para defesa de João Paulo aos 15 minutos. O Rubro-Negro abriu o placar aos 20 minutos. Após cobrança de falta de longe, o time carioca ganhou escanteio. Arrascaeta mandou a bola na área, Lucas Braga desviou e sobrou para Pedro estufar a rede.
Ayrton Lucas quase ampliou aos 25, em um chute de fora da área que carimbou o travessão. O Santos contou com uma jogada originada em bola parada para deixar tudo igual Soteldo sofreu e cobrou falta na área, a bola sobrou para Nonato e o meia mandou no canto de Rossi.
E, poucos minutos após o empate, o Santos viu o cenário ficar mais favorável. Gerson foi expulso aos 39 minutos após acertar uma cotovelada em Furch, e o Peixe ficou com a superioridade numérica. O árbitro, primeiro aplicou o amarelo, mas mudou a cor do cartão depois da análise no VAR. Na jogada seguinte a esse lance, Pedro finalizou de dentro da área e viu o goleiro santista fazer mais uma boa defesa.
Os dois times voltaram para o segundo tempo com modificação. Na primeira jogada, Matheuzinho e Arrascaeta tabelaram, o lateral chutou ao gol e João Paulo defendeu. Na sequência, Jean Lucas lançou bola na área emcobrança de falta, Mendoza arriscou, mas Rossi ficou com a bola. Minutos depois, Jean Lucas tentou de longe e mandou por fora do gol do Flamengo.
Com um a mais, o Santos conseguiu ficar mais com a bola, mas teve menos chances no ataque. O Rubro-Negro também tinha dificuldades de atacar com perigo. Aos 39, Lucas Lima cobrou escanteio na área, Joaquim cabeceou e viu Rossi defender com segurança. Na sequência, Soteldo partiu para a jogada indivual, mas acabou mandando para fora.
E já que o Peixe não conseguia criar muito no ataque, Joaquim achou a solução em um chute de fora da área e virou o jogo. O zagueiro recebeu com espaço e chutou preciso no canto de Rossi, que não alcançou. A reta final do jogo ficou quente. Bruno Henrique levou amarelo, reclamou com o árbitro e recebeu o vermelho.Gazeta Esportiva (foto: assessoria)