Escola em Saúde realiza mais de 800 horas de capacitação para profissionais em 2023

0
81
Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde em Lucas do Rio Verde e é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. 

Entretanto, além dos serviços prestados à população, a APS e MAC também proporcionam a qualificação profissional por meio da Escola em Saúde, capacitando as equipes que lidam diretamente com a população. Atualmente, entre as formações promovidas pela Secretaria de Saúde, estão as capacitações, integrações, projetos, seminários, encontros e jornadas. 

Durante o ano de 2023 foram 820 horas de aulas nas modalidades presenciais, práticas e videoconferência, capacitando 2.287 profissionais da saúde. Ao todo, 34 projetos foram desenvolvidos com temas diversos e dois deles seguem em andamento até agosto de 2024.

“Importante salientar que concomitantemente as equipes de saúde atuantes na APS e MAC realizaram ações e atividades conforme os Programas do Ministério da Saúde, visto que, essas atividades são realizadas também na rotina diária, elevando ainda mais o aprendizado em ambiente laboral e fortalecendo o trabalho em equipe através da Educação Permanente em Saúde”, pontua Tatiani da Rocha Andrade Lima, coordenadora da Escola de Saúde Pública Municipal e CIES/MT.

A Escola de Saúde Pública Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, executou de forma favorável suas atividades referentes a Educação Permanente em Saúde, e buscou alternativas para a continuidade do aprendizado e estimulou a participação dos profissionais.