Kim Jong-un ordena “acelerar” preparativos de guerra contra os EUA

0
180

Tensão aumenta entre Coreia do Norte e Estados Unidos

Na mais recente escalada de tensões, o líder norte-coreano Kim Jong-un ordenou que a força militar do país intensifique os preparativos para um possível conflito com os Estados Unidos. Esta decisão foi motivada pelos “movimentos de confronto sem precedentes” provenientes dos americanos, de acordo com declarações de Kim Jong-un. As ordens para acelerar os preparativos militares foram estendidas ao Partido dos Trabalhadores da Coreia, bem como aos setores militares, de material bélico e armas nucleares do país.

Em uma ação anterior, em 17 de dezembro, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance em direção ao Mar do Japão, logo após os Estados Unidos terem enviado um submarino nuclear para a Coreia do Sul. Kim Jong-un classificou a chegada do submarino como um “prelúdio de uma guerra nuclear.”

Em uma reunião do governo norte-coreano, o líder do país afirmou o desejo de expandir a cooperação com países “anti-imperialistas independentes”, conforme relatado pela agência de notícias KCNA.

Os Estados Unidos têm acusado a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia para uso na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Rússia, por sua vez, estaria oferecendo apoio técnico para fortalecer o potencial militar da Coreia do Norte. O cenário de tensão e acusações mútuas entre as potências envolvidas alimenta preocupações globais quanto à estabilidade geopolítica.

crédito: AFP PHOTO/KCNA VIA KNS