Parceria entre SUS e hospitais de ponta evita mais de cinco mil mortes em 5 anos

0
123

Um programa desenvolvido pelo SUS, em parceria com seis hospitais de ponta evitou a morte de cerca de cinco mil pessoas nos últimos 5 anos.

Batizado de Proadi, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS foi desenvolvido para garantir a segurança de pacientes internados em UTIs de 303 hospitais do Sistema Único de Saúde.

Os profissionais envolvidos no Proadi, especializados em segurança do paciente, montaram protocolos, por exemplo, para prevenção das infecções hospitalares e outros processos dentro dos hospitais e passaram a acompanhar a rotina nessas instituições, inclusive com treinamento constante dos profissionais da saúde.

Com isso, foi possível reduzir em mais de 50% as taxas das infecções relativas à assistência à saúde, como as associadas a cateter ou à ventilação mecânica.

De acordo com o balanço do projeto, entre 2018 e 2023, 3.602 infecções da corrente sanguínea associada o uso de cateter venoso central foram evitadas, além de outras 4.581 infecções relacionadas ao cateter vesical e 4.935 pneumonias por ventilação mecânica.

A iniciativa viabilizou também a economia de R$ 718 milhões aos cofres públicos.