Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Prefeitura e Sebrae apresentam proposta do City Tour para Lucas do Rio Verde

Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), apresentou na última segunda-feira (04), a proposta do projeto “City Tour”.

Voltado para os munícipes e turistas, o circuito tem por objetivo apresentar a cidade como referência em geração de novos negócios e oportunidades, a partir da agricultura e verticalização de cadeias, contextualizando suas questões políticas, geográficas, econômicas, históricas e culturais.

A ideia de modelagem de um City Tour para Lucas do Rio Verde está sendo desenvolvida baseada na história e no desenvolvimento expressivo e acelerado da cidade. A rota contará um pouco da história de sua fundação, desde o projeto de colonização à abertura da rodovia BR-163.

O prefeito Miguel Vaz participou da apresentação do projeto e destacou a sua importância para o município. “Lucas do Rio Verde cresce a passos largos, com uma economia forte, e essa rota pretende atrair ainda mais negócios para o município através do turismo. Este projeto será de grande valia, tanto para os moradores, quanto para quem chega pela primeira vez no município, que poderá conhecer mais sobre a história da cidade, através dos nossos pontos turísticos”.

Dentro do mapeamento dos pontos turísticos preexistentes no município, foram identificados alguns pontos relevantes para compor o City Tour e criar a narrativa pretendida com esta ação. São eles:

Praça dos Migrantes, Praça dos Pioneiros, Figueira Histórica, Monumento N. Sra. do Rosário de Fátima (Padroeira do município), Casa de Pedra, Parque dos Buritis, Igreja Rosa Mística, Monumento do Semeador, Mercado do Produtor Edvino Geller e Casa do Artesão, Praça Florais dos Buritis, Paço Municipal, Monumento das Emas, Luquinha, Galinha Preciosa, Complexo Industrial Attílio Fontana, Fundação Rio Verde, Lago Ernani José Machado e Restaurante Portal do Peixe.

Visita ao Monumento da Figueira Histórica (Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

“A nossa intenção é criar um roteiro para o município oferecer a quem estiver passando por Lucas do Rio Verde e também para população conhecer mais o que tem sido feito na cidade, o que tem no município, temos muitas referências e muita gente que está aqui há anos e não conhece, imagina quem chegou agora. Então é uma forma de construirmos essa narrativa para todo mundo ver o quanto Lucas do Rio Verde é uma cidade de oportunidade”, explicou o gerente regional do Sebrae, Renato Magalhães.

A visita foi guiada pelo coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, Oliveira Neto, e contou com a presença de representantes de agências de turismo e hotéis, empresários, imprensa, servidores municipais e do Sebrae, e da secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

“Fomos convidados pelo Sebrae para participar como parceiro do projeto, que é fruto de uma ampla pesquisa realizada pelo Sebrae no setor do turismo nesta região. Após pesquisas e estudos no setor, a proposta nesse primeiro momento é identificar as modelagens de City Tour que são possíveis e através dessa primeira experiência propor melhorias ou ideias para compor as propostas finais a serem apresentadas a empresas interessadas no setor. Ficamos felizes com esta primeira experiência e com as contribuições que estão chegando”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Sair da versão mobile