Inovação e modernidade é o que o novo aparelho de raio-x digital do Pronto Atendimento Municipal (PAM) passou a oferecer aos pacientes Luverdenses a partir desta semana. O dispositivo foi adquirido com recursos próprios, por meio de processo licitatório e tem o valor de R$ 480 mil.
A tecnologia de ponta do novo equipamento traz mais segurança, agilidade e eficiência nos exames, pois o aparelho de radiografia digital direta (DDR) oferece imagens detalhadas, ampliando significativamente as possibilidades de diagnóstico e tratamento.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“Um equipamento adquirido para oferecer melhor serviço, qualidade e agilidade no atendimento dos pacientes que precisam da realização de raio-x. Tenho certeza que são investimentos como estes que fazem diferença na vida do cidadão luverdense”, disse o prefeito Miguel Vaz.
Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, o equipamento implantado no PAM usa uma versão digital com sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico, sem necessidade de impressão.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“Tínhamos um aparelho de raio-x que só funcionava no Centro de Imagens, e agora ofereceremos esse serviço aqui dentro do PAM, sem precisar deslocar o paciente. Um equipamento novo, moderno e que atende a demanda da nossa população”, pontua secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Outras inovações são que o equipamento possibilitará a realização de radiografia panorâmica, além da agilidade para a disponibilização de uma imagem com potencial diagnóstico, em breves segundos, sem falar na eliminação do risco de perda de imagens, que pode existir nos processos convencionais.
“O aparelho de raio X dentro do pronto atendimento é essencial. No contexto da emergência, em que as decisões devem ser rápidas e seguras, o novo equipamento é fundamental para que o médico tenha o suporte de imagem para melhor conduzir os casos. Hoje ganhamos qualidade e agilidade para melhor atender nossos pacientes.”, pontua coordenadora geral do PAM, Deisi Costa.