Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz balanço dos projetos de 2023

0
113
Foto: Ascom Prefeitura/ Andrew Aragão

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apresentou um balanço do ano, com as atividades em andamento na pasta. Ao todo, são 13 projetos em andamento na agricultura e outros cinco voltados para o meio ambiente.

As ações que englobam agricultura são: Projeto Frutifica Lucas; Campo 365 -Experimentos da Agricultura Familiar; Mercados dos Produtores; Serviço de Inspeção Municipal; Programa Selo de Origem; Projeto Apicultura – APILUCAS; Patrulha Agrícola Mecanizada; Serviço Assistência Técnica para Agricultura Familiar; Horto Municipal; Projeto Sementes do Amanhã (Parceria com Syngenta 15000 mudas nativas); Programa Análise de Solo (Termo de Parceria com a Solo Certo Laboratório de Análises de Solo); ATEG Apicultura e Olericultura (SENAR) e Distribuição de Calcário.

(Foto: Ascom Prefeitura/ Andrew Aragão)

Já as atividades de meio ambiente incluem: Licenciamento Ambiental; Fiscalização; Lucas + Sustentável (Lixo Zero, De Olho no Óleo, Hortas Escolares; Compostagem Escolar; Museu do Cerrado, Escolha do Mascote); Departamento Proteção e Bem Estar Animal. E ainda, o projeto do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

O secretário da pasta, Paulo Nunes, ressaltou alguns dos principais projetos voltados para a agricultura familiar, com fortalecimento do setor com a entrega de equipamentos e a patrulha mecanizada. “Temos os projetos da Frutifica Lucas, da Apicultura e a revitalização do Horto Municipal, onde pretendemos produzir mais diversidade de mudas. Por um pedido do prefeito Miguel Vaz, nós estamos plantando em torno de 15 mil sementes de ipê e já plantamos em torno de 5 mil para serem colocadas nas praças da cidade”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Entre algumas conquistas de 2023, está a construção do Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio e o fortalecimento da Cooperlaf, que recebeu um caminhão câmera fria e duas câmaras frias para depósito dos produtos que são produzidos na agricultura familiar.

“Estou muito feliz em encerrar o ano com esses resultados, foi um ano importante pois conseguimos otimizar os serviços e a nossa equipe é extremamente comprometida. Eu agradeço a eles pela evolução, pelo crescimento que teve a secretaria, e vamos fechar 2023 sem nenhum projeto de licenciamento ambiental pendente”, completou o secretário.

Próximos projetos 

Para o ano que se aproxima, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente deve receber veículos e equipamentos para ampliar o atendimento da agricultura familiar. São emendas parlamentares que viabilizarão a vinda desses itens.

“Quero fazer um agradecimento especial ao ex-deputado Neri Geller, que nos destinou uma emenda de R$ 1,4 milhão para a aquisição de um trator. Devemos entregar dois tratores novos no próximo ano. Agradeço também ao deputado Gilberto Cattani, que colocou a nossa disposição um veículo da Secretaria de Agricultura do Estado. Nós também conseguimos com o vice-governador Otaviano Pivetta, mais uma patrulha mecanizada que vem, é mais um trator. E Conseguimos mais dois veículos para a secretaria, um caminhão furgão que vem”, finaliza Paulo.