Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Aprosoja estima queda de 20% na produção de milho segunda safra em Mato Grosso

Foto: Aprosoja MT

Após uma colheita recorde, com mais de 52 milhões de toneladas, a produção de milho segunda safra deve encolher consideravelmente em Mato Grosso. A previsão da Aprosoja-MT – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso é de que o recuo gire em torno de 20%.

Dados do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgados no mês passado, apontam uma área a ser destinada para o milho segunda safra de pouco mais de 7 milhões de hectares.

Presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, comenta que o produtor do estado em sua maioria já adquiriu os insumos para a temporada 23/24 do cereal. Entretanto, negociações terão de ser realizadas com as empresas fornecedoras de tais produtos, uma vez que “é uma safra que começa com perdas”.

Segundo ele, as perdas na produção serão motivadas pela redução da área, em decorrência ao atraso do plantio da soja, e redução no investimento, diante do alto custo de produção nos últimos ciclos do cereal.

Sobre a rentabilidade, o presidente da Aprosoja-MT pontua que os produtores esperam uma melhora de preços diante o cenário que se desenha, “porém a dúvida vai ser o que será produzido”, destaca o líder rural.

Sair da versão mobile