Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Eleições 2024: PT e PSD juntos em Cuiabá

Presidente Lula Exige Apoio do PSD à Federação PT-PV-PCdoB nas Eleições de Cuiabá em 2024

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), revelou hoje que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pressionou o Partido Social Democrático a apoiar o candidato da federação entre PT, PV e PCdoB nas eleições municipais de 2024 em Cuiabá.

Segundo Fávaro, a solicitação foi feita ontem, logo após o evento ‘Democracia Inabalada’, que rememorou as invasões aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ele destacou: “Ao término do evento em Brasília, o presidente me convocou para o Palácio do Planalto. Iniciamos uma conversa e ele afirmou: ‘Fávaro, explique como está o cenário político em Mato Grosso’. Então eu relatei que o PSD ainda não havia tomado uma decisão; estamos aguardando há um ano a posição de Botelho, e pelas últimas declarações, Botelho sinalizou que pretende ser candidato pelo União Brasil, mas ainda não havia se decidido”, afirmou em entrevista à Rádio Cultura.

“Então ele disse: ‘Fávaro, nós temos candidato pelo Partido dos Trabalhadores e eu gostaria de pedir seu apoio para consolidar nosso grupo, para que o PSD se una à Federação. Temos dois nomes, Lúdio e Rosa Neide, disputando a pré-candidatura e queremos que você caminhe conosco’. Eu respondi: ‘Presidente, não posso negar isso, pois se tivéssemos uma definição, eu pediria para a Federação caminhar conosco, mas não temos’. Foi uma conversa breve”, acrescentou.

A notícia repercutiu no tabuleiro político da capital, já que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), planejava migrar para o PSD a fim de concorrer à Prefeitura de Cuiabá, caso seja impedido pelo UB. Agora, o político deverá buscar outro caminho para viabilizar sua candidatura.

No entanto, Fávaro deixou claro que a composição com a federação ainda não foi “selada”. Uma reunião está prevista para o final do mês com a liderança do Partido dos Trabalhadores, membros da federação e os nomes cogitados para a disputa na capital, incluindo o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide, a fim de finalizar o acordo.

“Marcamos para retomar a discussão no final do mês, para definir a candidatura, e deixar a escolha do vice para a convenção, juntamente com Gleise Hoffmann, Barranco, Rosa Neide, Lúdio e os membros do PSD, para alinhar a candidatura em Cuiabá”, concluiu.

Sair da versão mobile