O processo seletivo ficará aberto até o dia 1 de fevereiro, e o resultado da primeira convocação será no dia 6. Já para a segunda convocação o resultado sairá no dia 27 de fevereiro
Os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022 e 2023 devem ficar atentos, porque as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) começam nesta segunda-feira (29). Essa política social de educação garante bolsas parciais de 50%, e integrais de 100% para estudantes cursarem em instituições de ensino particulares.
O processo seletivo ficará aberto até o dia 1º de fevereiro, e o resultado da primeira convocação será no dia 6. Já para a segunda convocação o resultado sairá no dia 27 de fevereiro.
O MEC (Ministério da Educação) publicou o edital no dia 16 de janeiro e nele há os critérios para concorrer às bolsas. Confira os principais:
- O candidato à bolsa deve ter participado da edição de 2022 ou de 2023 do Enem;
- O candidato à bolsa deve ter, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- O candidato à bolsa não pode ter zerado a redação;
- O candidato à bolsa não deve ter participado do Enem na condição de treineiro.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005; ou
- ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Das vagas:
O Prouni 2024/1 ofertará 403.711 (306.908 bolsas integrais e 96.803 parciais). O curso de graduação em administração é o que tem o maior número de bolsas ofertadas nessa edição do programa, com 36.963. Em seguida, estão pedagogia (25.753), ciências contábeis (21.745) e direito (19.113).
Em Cuiabá, há a oferta de 113 cursos inscritos no Prouni. Em Rondonópolis, a 218 km da capital, há a oferta de 63 cursos com bolsas parciais ou integrais.
Na região norte do estado, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, há a oferta de 32 cursos.
Por: Joice Gonçalves / Primeira Página