Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Solicitação de matrícula escolar já está disponível e segue até 10 de janeiro

O período de solicitação de vaga de matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino começou nesta terça-feira (02) e segue até 10 de janeiro de 2024. O pedido deve ser feito on-line pelo site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Confira o link para solicitação da vaga: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=educacao&cod=matricula-online

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação oferece vagas da creche ao ensino fundamental.

Para fazer a pré-inscrição é necessário acessar o link no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e realizar a solicitação da vaga. Após a avaliação de acordo com a localização geográfica, feita pela equipe da Central de Vagas, a mesma entrará em contato com os pais ou responsáveis para efetivar a matrícula na unidade indicada.

“A expectativa é de 500 novos alunos nesta etapa, sendo que a maior parte das matrículas já aconteceu em dezembro de 2023, no caso de alunos que já eram da rede municipal. Agora a matrícula é para as pessoas que estão chegando na cidade e querem matricular o seu filho ou aquele estudante que vem da rede estadual”, salienta Elaine.

A matrícula presencial será a partir do dia 17 de janeiro. É necessário apresentar alguns documentos obrigatórios no ato:
– Certidão de nascimento do aluno,
– CPF e RG do aluno,
– Cópia da carteira de vacinação,
– Cópia do cartão SUS,
– Cópia dos documentos dos pais.
– Comprovante de escolaridade (declaração ou histórico escolar),
– Comprovante de endereço e,
– Documento de transferência da escola anterior.


O atendimento da Central de Vagas Escolares é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato e WhatsApp é o (65) 3549 -7111.

Etapa Creche

Estão abertas as inscrições para solicitação de vagas em creches municipais, também via on-line. Neste caso as matrículas serão feitas de acordo com o número de vagas existentes em cada unidade que atende a educação infantil.

A etapa creche, de acordo com a lei não é obrigatória a destinação de vaga para todos os alunos que solicitam, mas o município busca atender a toda demanda. Entende-se como obrigação do município oferecer a vaga para crianças com idade acima dos quatro anos de idade. Para isso, a Administração Municipal investe em novas construções de unidades e ampliação das já existentes.
De acordo com a Lei Nº 3.549, de 16 de agosto de 2023, existem os critérios e procedimentos específicos para garantir a vaga na Etapa Creche. São cinco regras que devem ser avaliadas para classificação do acesso as vagas:

1 – Criança com deficiência comprovada por laudo médico;

2 – Criança em contexto de vulnerabilidade ou risco social, encaminhadas por órgão competente ou comprovado por documentos;

3 – Menor grau socioeconômico dos pais ou responsável legal, comprovado por documentação e/ou que fazem parte de programas sociais de distribuição de renda;

4 – Zoneamento, estabelecido pela Comissão de Reordenamento através de instrução normativa;

5 – Ordem de cadastro.

“Nós abrimos o link hoje pela manhã e já tivemos bastante procura. Houve registros de instabilidade, mas já está sendo resolvido pela equipe de T.I da Prefeitura. Então pedimos aos pais calma e assim que o sistema estiver funcionando, que façam a solicitação de vaga”, explica a secretária de educação.

Sair da versão mobile