As equipes gestoras das escolas rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram, na última semana, do encontro de formação do Programa União Faz a Vida. A capacitação continuada com os professores tem por objetivo revisar a metodologia do programa, no intuito de desenvolver cidadãos cooperativos com diálogo e participação dos alunos como protagonistas.
Para este ano, as escolas tiveram a assessoria pedagógica da profissional Adriana Egea, que durante a formação reforçou a valorização dos saberes, os espaços comunitários, as atividades coletivas, a cooperação e o exercício da cidadania.
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Educação)
A formação é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e tem como parceiro Sicredi Ouro Verde. Essa parceria tem objetivos que visam uma educação cooperativa, que desenvolve os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens, com mudança de vida para os alunos, suas famílias e comunidade.
“Esses momentos de formação continuada são importantes para nós professores, são oportunidades de fortalecer a metodologia do programa, sensibilizar os professores para um método alternativo de dar aula e trazer o aluno para o centro do projeto pedagógico, com desejo de fazer diferente”, explica coordenadora local do programa, Natália Górtz.
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Educação)
As escolas que participaram da capacitação foram: Menino Deus, Professora Joice Martinelli Munhak, os Centros de Educação Infantil Pequeno Príncipe, Balão Mágico, Anjo da Guarda e Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE).
Para o mês de março, a formação será realizada nas demais escolas participantes do programa.