Com foco na aceleração da duplicação da BR-163, Nova Rota inicia 2ª frente de obras entre Diamantino e Mutum

0
117

A Nova Rota do Oeste iniciou a segunda frente de duplicação da BR-163/MT com a limpeza de mais 20 quilômetros de área, dando continuidade ao pacote de obras realizado entre Diamantino e Nova Mutum (km 507 ao km 593). Nessa etapa, os serviços são realizados do km 593 ao km 573, em Nova Mutum, sentido Diamantino, onde já foram concluídos 15 quilômetros de pista nova. A Concessionária também trabalha na finalização do primeiro trecho duplicado da rodovia para liberação do fluxo de veículos nas duas pistas ainda neste mês de março.

Com o avanço da limpeza do terreno, iniciada em 7 de março, as equipes de obras seguem para as etapas de terraplanagem e construção da drenagem, em preparação ao terreno para construção da base e sub-base e, posteriormente, a aplicação das camadas que formarão a pista de rolagem. Ao todo, essa frente de obra tem como missão duplicar e recuperar 86 quilômetros de rodovia. Este contrato contempla o investimento de R$ 618 milhões.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, reforça o compromisso da Concessionária com a população mato-grossense no cumprimento dos prazos firmados em contrato (por meio do TAC). “Todo o nosso esforço tem como objetivo atender aos motoristas que percorrem a BR-163, principal rodovia do Estado, levando segurança e conforto durante as viagens”.

Liberação de tráfego – Para uso integral das pistas as equipes de obras atuam no reforço da sinalização horizontal e vertical, readequação das placas (que atualmente são destinadas ao tráfego em pista simples), implantação de defensa metálica, finalização da drenagem no canteiro central e conclusão da hidrossemeadura, voltada ao paisagismo da BR-163. O serviço é realizado em um trecho de 15 quilômetros – entre o km 507 e o km 522 – o primeiro a ser liberado totalmente pela Nova Rota do Oeste.

A conclusão e autorização de tráfego neste do segmento atende ao prazo determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e consta no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o órgão e a Concessionária.

Solução inovadora – Após 7 anos de obras paradas, a duplicação da BR-163 voltou a ser realidade em Mato Grosso com a troca de controle acionário da Concessionária para a MT Par, uma sociedade anônima de economia mista e capital fechado, que tem como sócio majoritário o Governo do Estado, formalizada em 4 de maio de 2023.

Em menos de um ano da atual gestão, a Nova Rota do Oeste trabalhou na recuperação de pavimento de todo o trecho sob concessão, retomou as obras de ampliação de capacidade e prevê o lançamento de outros três grandes pacotes de obras, contemplando a rodovia dos Imigrantes (BR-070, em Cuiabá e Várzea Grande), a travessia urbana de Sinop (BR-163) e a continuidade da duplicação entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (BR-163), esta última terá a ordem de serviço assinada também no dia 18 de março.