No dia 21 de março de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou três ocorrências de transporte ilegal de madeira na BR 364, no município de Rondonópolis/MT.
Na primeira ocorrência, um veículo carregado com madeira serrada, proveniente de Porto Velho/RO com destino a Itaperucu/PR, foi abordado no km 211.
Durante a fiscalização, constatou-se que a carga de 45 m³ apresentava divergência de essências e excesso de volumetria. A ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público e órgão ambiental para os devidos procedimentos.
Na segunda ocorrência, também no km 211, um veículo carregado com madeira serrada, vindo de Espigão D’Oeste/RO com destino a Severinia/SP, foi abordado pela equipe da PRF.
Após verificação, constatou-se que os 15 m³ de madeira nativa serrada estavam em desacordo com o Documento de Origem Florestal, devido à divergência no produto transportado. A ocorrência foi encaminhada às autoridades competentes para as medidas cabíveis.
Além dessas duas ocorrências, houve a apreensão de um bitrem carregado com 55 m³ de madeira nativa desprovida de documentos fiscais e ambientais.
E por ultimo uma carga, acompanhada por um batedor, originária do Amazonas, apresentava divergências entre as espécies transportadas e as declaradas nos documentos, ao todo eram transportados 51 m³ de madeira ilegalmente. As autoridades ambientais foram acionadas para as devidas providências.