Lucas do Rio Verde recebe prêmio por experiências exitosas em congresso de saúde

0
104
Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde

A Saúde de Lucas do Rio Verde foi premiada no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizada na última semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O prêmio é um reconhecimento pelas experiências exitosas desempenhadas em todo estado.

Dos quatro projetos apresentados, dois deles foram premiados, sendo eles: “Tempo de Gestar” que ganhou uma menção honrosa e “O combate Aedes aegypti se aprende na escola”, que além da menção honrosa, ficou entre os 12 selecionados no Estado, para serem apresentados na Mostra Nacional que acontecerá em Porto Alegre (RS), entre os dias 30 de junho a 03 de julho. 

Do conjunto de trabalhos expostos, a equipe da Secretaria de Saúde apresentou quatro experiências que já são realizadas em Lucas do Rio Verde. Além dos projetos apresentados, foram apresentadas as seguintes iniciativas: Escola de Saúde Pública Municipal – Estratégicas, facilidades e dificuldades da educação permanente; Equipe de apoio ao atendimento domiciliar como estratégia de assistência à saúde. 

Durante o evento, foram oferecidas diversas atividades, como oficinas, mesas-redondas, exposição de 182 banners, apresentação oral de 32 trabalhos, estandes, lançamentos e entrega de premiações. Os foram desde a Nova Lei de Licitação, até, Imuniza SUS, Políticas de Saúde, Financiamento do SUS e Saúde Mental.

Projetos de LRV premiados

O projeto denominado “O combate ao Aedes aegypti se aprende na escola”, é realizado por meio do Programa Saúde na Escola, a equipe de Vigilância Ambiental, em parceria com as equipes de Atenção Primária. A ação ocorre nas creches e escolas municipais, com teatros de fantoches e fantasias, a fim de propagar o combate ao mosquito. 

“Tempo para Gestar”, com o implante intradérmico, é uma estratégia de planejamento familiar ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Reduzir o índice de gravidez na adolescência e realizar planejamento familiar efetivo em pacientes que estão em situação de vulnerabilidade social, residentes em Lucas do Rio Verde.

Outros projetos apresentados

O projeto de Escola de Saúde Pública Municipal: Estratégicas, facilidades e dificuldades da educação permanente, tem uma proposta de ação estratégica para contribuir para a transformação e qualificação das práticas de saúde, com objetivo de promover a execução de atividades de ensino, pesquisa para o desenvolvimento dos profissionais e servidores públicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro projeto apresentado foi o Equipe de apoio ao atendimento domiciliar com estratégia de assistência multiprofissional aos usuários do SUS, que é uma modalidade de atenção à saúde, complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com foco em favorecer a recuperação do paciente, reduzir demanda de internações, além de fortalecer o envolvimento familiar.