Diesel já é comercializado nos postos do país com novo percentual de biocombustível.
No Brasil, as distribuidoras são obrigadas a comprar o biocombustível para misturar ao diesel de origem fóssil que vem das refinarias. O chamado diesel B, que é vendido nas bombas de combustíveis, é o resultado dessa mistura, cuja proporção é determinada pelo governo.
Desde sexta-feira, primeiro de março, o percentual obrigatório de biodiesel na mistura é de 14% – 2 pontos percentuais a mais em relação aos 12% obrigatórios até então.
O biodiesel é mais caro do que o diesel puro, o que significa que o preço do óleo diesel nas distribuidoras, deve aumentar. Especialistas calculam uma alta de R$ 0,02.
Já o quanto vai encarecer na bomba é mais difícil estimar, já que o preço final do combustível vendido ao consumidor envolve fatores como a margem de lucro tanto das distribuidoras como dos revendedores.
O lado bom é que, com um teor maior de biocombustível, o óleo diesel usado nos veículos passa a emitir um pouco menos de gases poluentes.