Os trabalhos para fortalecer a segurança pública em Lucas do Rio Verde não param. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Miguel Vaz recebeu, em seu gabinete, o secretário estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), Coronel Roveri. Além dele, participaram representantes das Sistema Penitenciário, forças de segurança municipais, Polícias Civil e Militar, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros. Durante o encontro, foram debatidas melhorias para o sistema prisional, aumento de efetivo, câmeras de monitoramento, vinda de novas viaturas, entre outras.
A vinda do secretário da Sesp-MT para debater a segurança pública do município foi um pedido do prefeito Miguel Vaz.
“Agradeço muito ao secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Roveri por estar aqui em Lucas. Esse foi um pedido nosso que fizemos e prontamente ele nos atendeu para falar de segurança pública. Falamos de efetivo, de infraestrutura, do CDP (Centro de Detenção Provisório). Temas importantes e tivemos boas respostas das ações que o secretário está determinado a fazer. Claro, tudo tem seu tempo, mas estamos muito otimistas porque enxergamos um caminho de médio prazo para grandes soluções. Tivemos alguns momentos críticos, mas hoje as forças de segurança estão muito atuantes. A resposta que o Estado trouxe, ela dá exatamente a indicação de que a solução existe, de que o Estado também está presente e investindo em segurança pública, e que nós teremos em breve mais espaço no CDP, novas unidades, que darão um fluxo muito melhor para as forças de segurança. Foi uma reunião muito produtiva!
Durante a coletiva de imprensa, que aconteceu logo após a reunião, Coronel Roveri falou sobre os planejamentos da área para o município de Lucas do Rio Verde.
Efetivos
“Sobre a questão do efetivo, nós ja temos policiais que já estão em curso. Precisamos formar esses policiais fazer a distribuição no estado para se falar em um novo chamamento. Nó temos uma estratégia que foi estabelecida no ano passado, junto ao governador e ao comandante da polícia militar, coronel Mendes, onde nós não teremos nenhum município com menos de 12 policiais. Então esse concurso de agora, nós vamos reforçar todo o estado. A respeito de Lucas do Rio Verde, nós temos dois municípios vizinhos que são subordinadas ao 13º Batalhão de Lucas, onde eles têm hoje 7 e 6 policiais. Então essas cidades receberão esse reforço, terão lá 12 ou 14 policiais e, assim, Lucas do Rio Verde não terá mais que mandar efetivo daqui para reforçar essas cidades menores. Inclusive, esses municípios poderão enviar esse reforço para Lucas. Um fluxo ao inverso, ao invés de enviar policiais, poderá receber. E isso vais acontecer em todo o estado de Mato Grosso”, disse o secretário, Coronel Roveri.
Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica)
“A Politec nós temos já um planejamento, inclusive captaneado pelo vice-governador Otaviano Pivetta, e com a preocupação do governador Mauro Mendes, um planejamento de servidores para Lucas do Rio Verde. Então nós vamos formatar, com quantitativo necessário para poder fazer as perícias, os exames, enfim, nós temos esse planejamento e estamos fechando com o Governo do Estado para a gente poder trazer uma unidade da Politec e um reforço pra cá, pra Lucas. Na próxima semana já temos uma reunião agendada com o vice-governador, junto com o diretor da Politec, para tratar desse assunto e definir quantitativo de efetivo e prazo”, completou.
Vigia MT
Durante a reunião, o secretário anunciou a vinda de mais 100 câmeras de monitoramento, por meio do Programa Vigia MT. Hoje o município já conta com 400 câmeras, que estão em fase de instalação.
Criação do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O) e novas viaturas
O secretário também disse que existe uma grande possibilidade de o município de Lucas do Rio Verde receber 8 motocicletas da marca BMW para a criação do “Grupo Raio”. Além disso, a Polícia Judiciária Civil receberá mais uma viatura para a área de inteligência.
Investimentos
A Administração Municipal tem intensificado os trabalhos voltados para a segurança pública. Ao longo dos últimos anos, foi investido no programa Jornada Extraordinária, armamento para a Guarda Municipal, renovação da frota de viaturas, ampliação das câmeras de monitoramento, além do início da construção da sede da Cavalaria, que trará mais 20 afetivos da PMMT para Lucas do Rio Verde.