Saúde atualiza cenário epidemiológico sobre a dengue em Lucas do Rio Verde

0
97
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya se apresenta com maior frequência no período do verão. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que os cuidados e a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devem ser feitas durante o ano todo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município está com casos dentro do esperado, conforme dados extraídos Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan).

Em 2024, até fevereiro, foram 126 notificações de casos suspeitos, sendo 82 confirmados. Nos demais foram 383 notificações e 197 casos confirmados, em 2023; já em 2022 foram 353 notificações e 262 casos confirmados.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 39 Agentes de Combate as Endemias que atuam diariamente em cada imóvel de Lucas do Rio Verde, o que no momento corresponde a 97% de cobertura de imóveis. Além deles, outros dois atuam em pontos estratégicos e dois em bloqueio químico. 

“Os sintomas da dengue se confundem com demais doenças, por isso ao apresentar febre, dor muscular, dor nos olhos e dor de cabeça, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e evitar se automedicar”, aponta supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.