Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

0
81

Entre as ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em abril, está a da prevenção ao abandono animal. A prevenção a crueldade animal é uma iniciativa constante da Administração, que intensificou ações de saúde pública com a ampliação de castrações e a criação de leis em atendimento à causa.

A Unidade Permanente da Castração de Cães e Gatos (UPC) atendeu mais de 2.100 animais nos dois últimos anos. O espaço, localizado no setor Industrial, permite a castração de felinos e cães, realizado por veterinários contratados pela Prefeitura e conta com assistentes e demais profissionais, com acompanhamento da zootecnista Carine Moreira.

Entre as ações previstas pela pasta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ao longo do mês, o destaque é para a contratação de mais um médico veterinário, que vai completar o quadro de profissionais da UPC. Segundo a coordenadora do espaço Carine Moreira, também está sendo avaliado um mutirão de castrações para diminuir a fila de animais que aguardam o procedimento.

“Pretendemos trabalhar em sistema de mutirão, com os 900 cadastros que a gente tem no sistema a espera da castração e temos outras novidades como o banco de ração para atender a comunidade e evitar o abandono”, acrescentou Carine.

O banco de ração, criado pelo legislativo, foi regulamentado recentemente e está em fase de implantação na cidade. O município possui uma quantidade de alimento, que foi adquirida através de doações e será distribuída conforme cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem animais.

Outra novidade é a criação da lei n° 3.651, que trata do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco, criado pela prefeitura. O cadastro para ter direito a benefícios e auxílio do poder público deverá ser feito na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.