O Conselho Federal de Medicina atualizou dados sobre os profissionais médicos no país.
De acordo com o levantamento batizado de “Demografia Médica”, que considerou dados registrados até janeiro deste ano, o Brasil tem, atualmente, 575.930 médicos ativos.
Comparando com o total de profissionais que havia em 1990, esse número mais do que quadruplicou: no início da década pouco mais de 131,2 mil médicos no país.
Considerando o total de profissionais médicos e a população estimada do Brasil, o Conselho Federal de Medicina calcula que existem, hoje, 2,81 médicos por mil habitantes e, com esse indicador, o Brasil supera EUA, Japão, Coréia do Sul, México.
Mas aqui no nosso país há uma grande desigualdade na distribuição desses profissionais, com menos médicos no interior e em cidades pequenas e mais médicos nas grandes cidades.
Para se ter uma ideia, 52 de cada 100 médicos atualmente ativos, num total de 330.278, mais da metade, portanto – trabalham em uma das 27 capitais.
Na prática, o Brasil tem 7 médicos para cada mil habitantes nas capitais — contra menos de 2 para cada mil habitantes nas cidades do interior.
Os dados revelam também que, dos quase 576 mil médicos ativos, atualmente, 263 mil, o que equivale a 46%, são médicos generalistas e 312 mil, 54%, são especialistas.