O Brasil voltou a aparecer no ranking dos países mais atrativos para investimentos
Levantamento anual de consultoria especializada coloca o nosso país na 19ª colocação entre as 25 nações mais bem avaliadas por executivos das principais empresas do mundo.
O Brasil tinha ficado na colocação de número 22, em 2022, e, no ano passado, não apareceu na lista.
Para calcular o Índice de Confiança para Investimento Estrangeiro Direto, a consultoria entrevistada executivos de empresas com receitas anuais iguais ou superiores a 500 milhões de dólares.
São companhias que abrangem todos os setores da economia e estão sediadas em 30 países.
Para ranquear os países, o levantamento considera as perspectivas de investimentos dos empresários para os próximos três anos e, quanto melhor a posição do país no ranlking, mais provável a intenção dos executivos de aplicar recursos no país.
Este ano, liderança do ranking geral ficou com os Estados Unidos, pelo 12º ano seguido. Canadá, China, Reino Unido e Alemanha completam o top-5.
Além do ranking geral, também é elaborado um ranking que considera o índice de confiança para investimento estrangeiro apenas nos países emergentes. Nesse grupo, o Brasil ocupou a quinta posição. China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia são, nessa ordem, os países que aparecem nas quatro primeiras posições.