Os cães são capazes de compreender o que significam os objetos da mesma forma que nós.
É o que concluiu uma pesquisa feita por especialistas de uma universidade na Hungria. Segundo o estudo, os cachorros entendem o significado dos objetos desde que considerem importante para eles, assim como os seres humanos.
É que palavras ativam as memórias que são as chamadas representações de determinado objeto, isso para nós.
Mas a pesquisa revela que os cães também têm uma representação mental ao escutar o nome de alguma coisa com que estão habituados.
Os autores do estudo esclarecem que os cães podem ter uma capacidade maior nesse sentido entre os mamíferos, explicada a partir do contato com o sistema ligado ao sentido das palavras, uma habilidade que pode ter surgido por meio do contato com os humanos. Participaram da pesquisa 27 cachorros.
Cada tutor selecionou cinco objetos, a maioria brinquedos que os animais já estavam habituados. Num teste, havia um áudio gravado com o nome do objeto.
Na sequência, o tutor mostrava um item que correspondia ao da frase e outro que não. A proposta era que, se os cães percebessem o significado, tivessem ativada uma representação mental do objeto. Os especialistas monitoraram as atividades cerebrais dos animais e constataram que quando o item se relacionava à palavra havia um padrão de atividade diferente.