É baixa a adesão à campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o momento, pouco menos de 14,5 milhões de doses foram aplicadas em todo o país.
Isso corresponde pouco mais de 20% do público alvo, que é estimado, este ano, em 75 milhões e 800 mil de pessoas
Em outras palavras, significa que, de todas as pessoas que podem tomar o imunizante na rede pública, apenas 2 em cada 10 se vacinaram.
As unidades da federação as menores porcentagens da população vacinada, com índices abaixo da média nacional, são o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro.
A mobilização nacional começou oficialmente no dia 25 de março.
Fazem parte da população-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e mulheres no pós-parto, professores, indígenas, idosos a partir dos 60 anos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; trabalhadores portuários e motoristas de ônibus; caminhoneiros, funcionários do sistema carcerário e a população privada de liberdade, além pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente.
Mas lembrando que, neste momento, a campanha vale para os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A população do Norte do país será imunizada no segundo semestre, porque é no período o Inverno Amazônico que acontece a maior circulação do vírus influenza na região.