Os preços da indústria variaram positivamente em fevereiro.
O Índice de Preços ao Produtor, apurado pelo IBGE e conhecido pela sigla IPP, subiu 0,06% no segundo mês do ano, na comparação com janeiro.
O IPP mede a variação dos preços de produtos na ‘porta das fábricas’. Ou seja, sem impostos e frete, e abrange as grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo.
O resultado de fevereiro primeiro no campo positivo após três meses variando no campo negativo.
Segundo o IBGE, 14 das 24 atividades industriais monitoradas tiveram variações positivas de preços na passagem de janeiro para fevereiro.
Os setores que mais contribuíram para o índice geral foram os de metalurgia, indústrias extrativas e refino de petróleo e biocombustíveis.
No entanto, o maior destaque ficou com o setor de alimentos, que registrou queda de 1,42% nos preços e, de forma geral, exerceu a maior influência sobre o índice nacional, impedindo uma variação maior no campo positivo
O resultado dessa atividade foi impactado pela queda nos preços de produtos derivados da soja, do arroz e carnes de bovinos frescas.
Com o resultado de fevereiro, o IPP agora acumula queda de 5,16% em 12 meses. No ano, ou seja, no acumulado de janeiro e fevereiro, o primeiro bimestre, a queda é de -0,18%.