À medida que o mundo discute o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça seu compromisso com a inclusão e o respeito a todos os cidadãos. Por meio de iniciativas da Secretaria de Educação, que promove uma série de atividades voltadas para disseminar mensagens de compreensão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre as atividades preparadas pela secretaria está a formação com os professores de Educação Física, que será no dia (16). Já no dia 17 de abril, será com os pais de alunos autistas, e finaliza as formações no dia 18 de abril, para coordenadores pedagógicos e monitores escolares. Os encontros serão no Centro de Formação.
“Respeito e inclusão são fundamentais em nosso município. Preocupamo-nos diariamente com o bem-estar e a integração de todos os autistas em diferentes ambientes e atividades”, enfatiza o prefeito Miguel Vaz.
Além disso, entre os 24 a 30 de abril, ações de conscientização sobre o autismo nas instituições de ensino. Entre as atividades estão: encontros entre os pais e alunos, reuniões, rodas de conversas, entre outras.
“Diante das iniciativas promovidas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e de tantas outras ações realizadas em todo o país, é possível vislumbrar um cenário de avanço na conscientização sobre o autismo no Brasil. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir uma inclusão efetiva pessoas com TEA. É essencial que continuemos unindo esforços para promover uma cultura de aceitação, compreensão e apoio às pessoas autistas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, finaliza secretária de Educação, Elaine Lovatel.