Entre os países do G20, Brasil é o segundo com mais pessoas abaixo da linha de pobreza

0
105
Revista Veja Matéria: Aumento da pobreza do Brasil Personagens: Eduardo Bizerra da Silva(pai, catador de papel), Fabiana(mãe) e filhos Alex, Alessandra e Alana(bebê de oito meses) Foto: Cristiano Mariz Data: 29/11/2017 Local: Plano Piloto - Brasília - DF

Brasil tem um dos maiores índices de pessoas abaixo da linha da pobreza entre os países do G20.

É a segunda colocação entre as nações que integram o grupo das 19 principais economias do mundo além da União Europeia.

Perto de três e meio por cento dos brasileiros eram extremamente pobres em 2022, o que faz com que o Brasil só fique atrás da Índia, que tinha uma taxa de quase 13%.

Os dados são do IBGE.

O levantamento reúne sete indicadores globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O estudo mapeou as desigualdades entre os países do G20.

A proposta é oferecer conteúdo para as discussões que serão realizadas na cúpula de líderes do fórum de cooperação econômica internacional.

Ela vai ser em novembro aqui no Brasil, no Rio de janeiro. Mas o levantamento do IBGE só oferece dados sobre a pobreza de nove países.

Neste ano o Brasil assumiu a presidência do G20, que é rotativa, e o grupo vai passar a contar com mais um membro, a União Africana. Um dos lemas do governo brasileiro para a cúpula é a Aliança Global contra a Fome a Pobreza.