Fundação Rio Verde fornece produto principal na preparação da Festa do Milho

0
99
Assessoria

Cerca de dois hectares de milho plantados pela Fundação Rio Verde para pesquisa sobre a qualidade de sementes e comportamento das plantas vão servir para atender entidades que participarão da 3ª Festa do Milho que acontecerá no próximo final de semana. A colheita do milho foi feita na manhã desta quarta-feira (10).

Ao todo serão 24 entidades que terão barracas no evento que acontecerá na rotatória do Paço Municipal. Cada uma teve direito a coletar cerca de 3 mil espigas de milho, montante que será utilizado na elaboração de vários pratos que têm o milho como ingrediente principal.

“A Fundação Rio Verde é parceira da prefeitura municipal e das entidades. Foi cedido todo o milho necessário pra contribuir com a festa. Foi feito o manejo da área, tomamos os cuidados para que o produto esteja em perfeitas condições. Todo dia alguém fazia a avaliação para que no período adequado estivesse pronto pra ser colhido”, explicou Bruno Borges, diretor administrativo da Fundação Rio Verde.

Uma das entidades presentes na colheita do milho foi a Lucas Riders, associação que reúne pais e atletas de ciclismo bmx. O vice-presidente, Evandro Chitolina, disse que a associação está com boa expectativa para o evento que acontecerá na sexta e no sábado.

“A gente já participou das outras duas e esse momento de pré-festa, principalmente, é um momento muito importante, porque faz com que as os grupos, associações trabalhem juntos para poder fazer uma boa festa”, analisou Chitolina. “Agradecer a Fundação Rio Verde por fornecer esse milho pra festa”.

A Associação Lucas Riders adianta que terá um cardápio variado com novidades para o evento. “Visitem a tenda da Lucas Riders pra apreciar esse prato especial, é um prato que a gente preparou com muito carinho”, disse Evandro, sem dar muitas pistas.

A 3ª Festa do Milho é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Agricultura e Meio Ambiente. “Essa é uma parceria muito sonhada, muito planejada, desde o ano passado ela já vem se desenhando e se consolidou esse ano porque a gente acredita que quanto mais engajamento comunitário a gente trouxer, mais valor a gente vai agregar para a Festa do Milho”, destacou Luciana Bauer, titular da pasta da Cultura.

“Além de ser um evento cultural, é um evento gastronômico. A base do milho que é um produto importantíssimo pra nossa região, a base da nossa produção agrícola, tanto na parte gastronômica, e uma variedade enorme de produtos que a gente consegue fazer a base do milho, não só na alimentação, mas biocombustível, é um produto que é presente na nossa comunidade”, destacou Felipe Palis, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde.

Fonte: Verbo Press