A Associação Luverdense dos Familiares, Amigos e Autistas (ALFAA) manifestou-se veementemente contrária às colocações feitas pelo pedagogo Geraldo Peçanha de Almeida em uma palestra recente, que abordou temas ligados ao espectro do autismo. Com a profundidade e a sensibilidade que a temática requer, o encontro pretendia disseminar informações sobre inclusão e a participação comunitária na educação de indivíduos autistas, em consonância com as atividades do mês de conscientização sobre o autismo, denominado Abril Azul.
Foto : Retirada do YouTube – Geraldo Peçanha de Almeida / Pedagogo e Palestrante
A pisicologia, entende que existem múltiplos aspectos a considerar na discussão sobre o autismo, particularmente no que se refere à educação inclusiva e ao bem-estar psicológico dos envolvidos. Também foi questionada declaração sobre a sexualidade de pessoas autistas, de que apenas 30% dos portadores de TEA são heterossexuais. afirmando que tal pesquisa que foi realizada no ano de 2018, que a grande maioria dos autistas são homossexuais, bissexuais, transsexuais, entre outros. A reação dos familiares e membros da ALFAA destaca o descontentamento com a abordagem do pedagogo, que parece ter atingido pontos sensíveis e controversos, incluindo a expressão da sexualidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o uso de informações não corroboradas cientificamente para fundamentar seus argumentos – uma prática contraproducente quando se fala em educação e conscientização.
Os comentários sobre sexualidade, em particular, levantaram preocupações significativas, sugerindo uma representatividade distorcida e sem respaldo empírico sólido, o que é muito sério, considerando a relevância de dados baseados em pesquisas bem fundamentadas em qualquer discussão acadêmica ou educacional. A ALFAA apontou a necessidade de incluir a voz dos familiares e da comunidade no desenvolvimento de Planos Educacionais Individualizados (PEI), ressaltando a importância da flexibilidade e do acompanhamento personalizado para atender às necessidades únicas de cada aluno, aspectos essenciais nos quais a psicologia educacional enfatiza continuamente.
A postura da entidade, que exige uma reação oficial do poder público municipal, é um chamado para maior clareza e transparência quanto às posições educacionais e políticas tomadas, assegurando que os direitos e as necessidades dos indivíduos com TEA sejam adequadamente representados e atendidos. Isso ressalta a necessidade da implementação de práticas baseadas em evidências e do envolvimento da comunidade como parte integral do processo educativo, tal como sugerido nos pilares da psicologia educacional e da psicologia de desenvolvimento, promovendo um ambiente que valoriza e respeita a diversidade e a inclusão.
O Pedagogo e Palestrante Geraldo Peçanha de Almeida, foi contratado por inegibilidade de licitação, pela Secretaria de Educação, pelo valor total de R$ 50.976,00 para 16 horas de trabalho, custando o valor da hora R$ 3.186,00.