Palmeiras e Santos se enfrentam neste domingo em duelo de volta de final do Campeonato Paulista. A bola rola às 18 horas (de Brasília), no Allianz Parque. O Peixe venceu o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, e tem a vantagem na decisão.
No meio de semana, o Palmeiras estreou pela Libertadores com empate por 1 a 1 contra o San Lorenzo, na Argentina. Nessa ocasião, o técnico Abel Ferreira poupou diversos titulares visando o jogo decisivo. O goleiro Weverton, o zagueiro Murilo, os laterais Mayke e Marcos Rocha, o volante Zé Rafael, o meia Raphael Veiga e o atacante Endrick sequer viajaram. Enquanto o zagueiro Luan, o lateral Piquerez, o volante Aníbal Moreno e o atacante Flaco López entraram no segundo tempo do jogo.
A equipe palmeirense pode voltar a ter o zagueiro e capitão Gustavo Gómez em campo pelo Paulista novamente. O paraguaio se recuperava de uma fratura no dedo do pé esquerdo e voltou a disputar um jogo pelo Verdão na estreia da Libertadores. No Estadual, voltou a ficar à disposição contra o Novorizontino e permaneceu apenas no banco de reservas nos últimos dois compromissos.
Do outro lado, o Santos teve a semana livre para treinar para o clássico decisivo. O Peixe recebeu uma folga depois da vitória no jogo de ida e depois deu início à preparação. O técnico Carille ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Joaquim e com o atacante Julio Furch. O beque não participou do último treino antes da final e o argentino foi substituído no jogo de ida da decisão, por apresentar um processo inflamatório no tendão e no músculo adutor esquerdo. Ele está em tratamento intensivo para ficar à disposição, mas, caso não jogue, Morelos deve ser titular. Na zaga, Jair surge como principal alternativa caso Joaquim não fique disponível.
Em contrapartida, o lateral direito Aderlan, que jogou nos minutos finais da última partida após se recuperar de um incômodo muscular na posterior da coxa, já treina normalmente. Hayner, que cumpriu suspensão na ida, também está de volta.
Para a partida, o técnico Abel Ferreira não terá grandes problemas para escalar sua equipe. O treinador não conta apenas com os atacantes Bruno Rodrigues e Dudu, que se recuperam de cirurgias no joelho direito, além de Rômulo, impossibilitado de atuar pelo Verdão no Paulista, já que disputou a competição pelo Novorizontino.
Um simples empate basta para o Santos voltar a conquistar o Paulista depois de oito anos de jejum. Já o Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o tricampeonato no tempo normal. Uma vitória do Verdão por um tento de vantagem leva a decisão para as penalidades máximas.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SANTOS
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 7 de abril de 2024 (domingo)
Hora: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Endrick e Flaco López (Rony)
Técnico: Abel Ferreira
SANTOS: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim (Jair) e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Otero, Guilherme e Morelos (Furch).
Técnico: Fábio Carille
Fonte: Gazeta Esportiva