Polícia deflagra Operação Rateio, desmantelando rede de traficantes

0
122

Na alvorada desta sexta-feira (26), um movimento estratégico da Polícia Civil estremeceu a calmaria habitual da região metropolitana de Cuiabá com a deflagração da Operação Rateio. Este esquema de intensas investidas judiciais visa desmantelar uma rede de traficantes especializados na modalidade de rateio – uma prática que consiste na distribuição fracionada de ilícitas mercadorias entre os criminosos locais.

Um conjunto impressionante de 39 ordens judiciais foi posto em prática, detalhado em 27 mandados de busca e apreensão domiciliar e 12 ordens que congelam as contas bancárias dos envolvidos. A Operação Rateio não opera isoladamente; ela é um braço da maior Operação Narke, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça que engloba esforços de várias delegacias especializadas pelo Brasil, todas focadas no combate tenaz ao comércio ilegal de entorpecentes.

Executadas em Mato Grosso sob a precisa direção do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da capital, após recomendações estratégicas dos delegados da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), as ações desta manhã se concentraram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

A insidiosa rede desvendada pela DRE mantinha uma vasta distribuição de drogas sintéticas – ecstasy, MDMA, LSD – além de múltiplas variações de maconha. Conhecidas no submundo como “bala” e “doce”, essas substâncias refinadas circulavam primariamente entre os usuários nas áreas urbanas, com Cuiabá no epicentro desse comércio ilegal.

Segundo investigações, os traficantes operavam sob um sistema de compra em volume para subsequentemente dividir as aquisições em porções menores – uma engrenagem essencial para alimentar o varejo local das drogas.

Esta ampla operação mobilizou 27 equipes da Polícia Civil, totalizando a participação de 110 efetivos de diferentes diretórias e unidades especializadas, culminando em buscas em várias residências e condomínios espalhados pelos principais bairros da capital. Wilson Cibulski Junior, delegado titular da DRE, salientou a importância da Operação Rateio como parte fundamental das operações de cerco ao narcotráfico, especialmente visando as drogas sintéticas e as investigações de casos complexos.

Operação Narke, por sua vez, teve sua agenda repleta ao longo da semana, com a efetivação de 15 mandados de prisão, 12 de busca e apreensão e três prisões em flagrante, ratificando o compromisso contínuo da Polícia Civil com a segurança e ordem pública na vasta região metropolitana de Cuiabá.