Quantidade de plásticos nos oceanos é alarmante e ONU elabora tratado global para enfrentar o problema

0
128
whale tail on the surface of the sea with plastic bottles around it. concept of pollution, environment and climate change. 3d rendering

Os oceanos são poluídos, todos os anos, com toneladas de plásticos.

Estima-se algo em torno de 8 a 12 milhões e 700 mil toneladas, atualmente.

E as projeções mais recentes indicam que essa quantidade, que aumenta ano após ano, pode triplicar até 2040 e chegar a 37 milhões de toneladas.

A primeira vez que os microplásticos foram detectados no meio ambiente foi na década de  1970 e logo passaram a ser preocupação para os ambientalistas, que, há anos, alertam para a questão envolvendo os oceanos.

Entidade ligadas ao meio ambiente afirmam que o plástico causa danos à saúde e morte de centenas de animais marinhos, que confundem os microplásticos com alimentos e acabam os ingerindo.

Sabendo que o problema chegou a níveis alarmantes e precisa de atenção urgente, a ONU está liderando a elaboração de um grande tratado mundial para combater o problema.

Governos de 175 países estão em negociação para combater a poluição plástica e, entre asl principais medidas em análise estão a proibição do uso de plástico descartável e a elaboração de critérios mais claros para garantir a reutilização e a reciclagem do plástico.

O tratado, que passa nesta semana pela quarta rodada de negociação, no Canadá, deve ser ser finalizado até novembro deste ano.