Os oceanos são poluídos, todos os anos, com toneladas de plásticos.
Estima-se algo em torno de 8 a 12 milhões e 700 mil toneladas, atualmente.
E as projeções mais recentes indicam que essa quantidade, que aumenta ano após ano, pode triplicar até 2040 e chegar a 37 milhões de toneladas.
A primeira vez que os microplásticos foram detectados no meio ambiente foi na década de 1970 e logo passaram a ser preocupação para os ambientalistas, que, há anos, alertam para a questão envolvendo os oceanos.
Entidade ligadas ao meio ambiente afirmam que o plástico causa danos à saúde e morte de centenas de animais marinhos, que confundem os microplásticos com alimentos e acabam os ingerindo.
Sabendo que o problema chegou a níveis alarmantes e precisa de atenção urgente, a ONU está liderando a elaboração de um grande tratado mundial para combater o problema.
Governos de 175 países estão em negociação para combater a poluição plástica e, entre asl principais medidas em análise estão a proibição do uso de plástico descartável e a elaboração de critérios mais claros para garantir a reutilização e a reciclagem do plástico.
O tratado, que passa nesta semana pela quarta rodada de negociação, no Canadá, deve ser ser finalizado até novembro deste ano.