Varejista brasileiro perdeu, em média, R$ 8,5 por causa de fraudes no ano passado

0
100
Vancouver, "", Canada --- Man paying with credit card at grocery store --- Image by © Noel Hendrickson/Blend Images/Corbis

Varejista brasileiro perdeu mais de 8 milhões de reais por causa de golpes e fraudes no ano passado.

É o que aponta relatório elaborado por empresa especializada em pagamentos.

Globalmente, setor varejista perdeu uma média de 2 milhões e 900 mil dólares, o que equivale a cerca de 15 milhões de reais por empresa devido a fraudes em 2023.

No Brasil, as ações fraudulentas no ano passado causaram prejuízo médio de 1 milhão e 700 mil dólares por empresa, o que equivale a 8 milhões e 500 mil reais.

Análise por segmento revela perdas ainda mais expressivas em alguns deles. O prejuízo médio do varejo de luxo, por exemplo, foi de 9 milhões de reais; já o segmento de comércio de aparelhos eletrônicos contabilizou perdas de mais de 10 milhões por empresa.

Ainda de acordo com o relatório, aqui no Brasil 37 de cada 100 empresas varejistas foram alvos de ataques cibernéticos ou vazamentos de dados entre janeiro e dezembro de 2023, uma alta de praticamente 70% em comparação com os dados do relatório de 2022.

Consumidores também têm sofrido mais: dois em cada cinco brasileiros afirmam ter caído em fraudes de pagamentos no ano passado.

Em relação aos consumidores, a perda média calculada foi de R$ 2.022,46, um aumento de 137% em relação a 2022, quando o prejuízo médio do consumidor foi calculado em R$ 853.