Ícone do site Hora 1 MT Notícias

A nova arma americana que pode significar uma virada de jogo na Ucrânia

©Fornecido por The Daily Digest

Os Estados Unidos acabam de liberar um novo pacote de ajuda à Ucrânia e, nele, estão incluídas armas cruciais para que o país invadido possa avançar na defesa de seu território contra a Rússia.

Além de mais suprimentos de defesa aérea e munições adicionais para vários sistemas, a administração Biden proporcionará aos ucranianos mais sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, conhecidos como IMARS.

Os Himars de fabricação americana juntaram-se, pela primeira vez, à luta contra a Rússia na Ucrânia, em meados de 2022 e provaram ser fundamentais, de acordo com a Newsweek.

O ex-ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, revelou ao Wall Street Journal, em julho de 2022, que os Himars foram uma “virada de jogo” para a Ucrânia.

Os avançados sistemas de foguetes de artilharia podem disparar uma salva de seis foguetes, com alcance de até 80 quilômetros contra alvos russos críticos.

O Himars “tornou-se um símbolo da potência militar ucraniana”, segundo um artigo publicado na Newsweek, assinado por Rachael Dobkin. 

Anteriormente, os Estados Unidos haviam enviado 39 Himars para a Ucrânia, de acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, mas alguns deles foram destruídos.

A inteligência holandesa de código aberto Oryx tem confirmado visualmente as perdas da Rússia e da Ucrânia, desde o início da guerra, e observou que, até 14 de maio, três Himars foram perdidos.

Agora, a Ucrânia deverá receber mais 40 Himars dos Estados Unidos, o que poderá contribuir muito para impedir novos avanços russos.

Sair da versão mobile