Cerca de 400 estudantes de 14 escolas de Lucas do Rio Verde se envolveram na etapa final da 2ª Mostra Municipal de Foguetes realizada nesta sexta-feira (10), no Estádio Passo das Emas.
Foram 13 instituições de ensino da rede municipal e uma da rede particular que disputaram três níveis da competição.
No primeiro nível, a equipe Alphac da Escola Municipal Cecília Meireles foi a vencedora. No segundo, a equipe Apollo 11 da Escola Municipal Caminho Para o Futuro liderou. Já no terceiro, a Marshmellon Musk Escola Municipal Cecília Meireles foi a campeã.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“O projeto surgiu há dois anos, onde fizemos a primeira mostra. Na época, professores e alunos participaram de formação e com isso, o sucesso fez com que as escolas pedissem mais uma edição. É um desafio para eles e um momento que contagia todos.
Agradecemos todos os professores envolvidos, tanto da rede municipal quanto da rede privada, que se envolveram”, reforçou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
“Esse o propósito do município, envolver as crianças em atividades práticas e também em sala de aula. A Mostra é uma excelente experiência para trabalhar a criatividades e habilidade delas. Da primeira edição para esta, é nítida a evolução dos alunos e a participação, já que envolveu 400 alunos. Fico muito feliz”, elogiou o prefeito Miguel Vaz.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
A competição se baseou em lançamento dos projéteis o mais distante possível.
O cerimonial foi realizado no final da mostra, com entrega de premiações.
As equipes foram divididas por nivelamento: Nível 1, 2 e 3. O primeiro nível envolveu os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. O segundo nível, estudantes do 4° e 5° ano. E o terceiro nível, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
Para o Nível 1, os foguetes para a competição foram construídos com canudos ou papel com 20cm de comprimento e lançado por bases iguais do nível 2 e 3. Já na competição da segunda categoria, foguetes que são presos por uma base, feitos de tubos e lançados por impulso com base de pressurização. Os alunos do 6° ao 9° ano, que participaram do 3º Nível, trabalharam com foguetes feitos de garrafas pet de 500 ml a 2 litros. Todo o processo de pressurização dos projéteis foi por água.
Luan Kallebe, de 7 anos, participou da experiência e adorou. “Foi muito legal e difícil, mas os professores ajudaram bastante. Quero participar mais vezes”, animou.
A 2ª Mostra Municipal de Foguetes de Lucas do Rio Verde foi realizada pela Secretaria de Educação em parceria com as Escolas da Rede Municipal e Escolas da Rede Privada e conta com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com intuito de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências afins.EDUCAÇÃO