Atletas do badminton de Lucas do Rio Verde são convocados para o Pan-Americano

0
95

Os dois atletas convocados iniciaram a prática esportiva no Programa Viva Lucas

Os atletas Gabriel Oliveira Da Silva e Mikaela Sofia Mezomo Machado, ambos de 12 anos de idade, estão classificados para representar o estado de Mato Grosso no Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton, que acontece no México nos próximos meses. 

Eles fazem parte da equipe da escolinha de badminton do Programa Viva Lucas, que pertence a Secretaria de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde, e foram convocados pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). O anúncio na lista dos classificados para representar o estado de Mato Grosso na competição saiu na última semana. 

O evento esportivo acontecerá na cidade de Aguascalientes, no México, de 11 a 19 de julho.

Gabriel e Mikaela são alunos da Escola São Cristóvão, onde o projeto tem a sua base e existe há mais de 10 anos. Segundo o professor e coordenador da escolinha, os convocados já participaram das duas etapas do Circuito Brasileiro de Badminton em 2024 e estão na escolinha há três anos e meio.

“Estamos muito felizes com essa convocação para a seleção brasileira. E, sendo a primeira escolinha do estado na modalidade, é muito mais relevante. Então, isso vem a coroar o nosso trabalho, o trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer através da prefeitura em investir na Associação Luverdense de Badminton, que proporciona muitas competições”, disse o professor Manoel A. Stahlschmidt.

O atleta Gabriel se destaca por planejar e executar muito bem as jogadas, enquanto a Mikaela iniciou no esporte como uma forma de brincadeira e, com o passar do tempo, foi ganhando experiência, o que resultou em participações em competições regionais e nacionais, resultando na convocação.

Ambos colecionam medalhas no sub 11 e atualmente estão na categoria sub 13. A expectativa é que a equipe consiga angariar fundos para a viagem e consiga no prazo preparar a documentação para a viagem, a exemplo de passaporte e demais autorizações.

“Estamos com uma expectativa boa de conseguir participar. Será uma experiência inédita, única, que vai marcar a vida desses meninos como pessoas e muito mais como atletas”, completou o educador.

Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi