90 milhões de pessoas no Brasil são empreendedores.
É o que revela a nova edição da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo, que, em 2023, contou com dados de 45 países.
Aqui no Brasil, o estudo teve a participação do Sebrae e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.
Em 2023, o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores.
Desse total de 90 milhões, 42 milhões são pessoas adultas, com idades entre 18 e 64 anos, que já têm um negócio ou que fizeram alguma ação em 2023 visando ter um negócio no futuro.
Os 48 milhões restantes correspondem ao número de pessoas que não têm empreendimento, mas que gostariam de ter em até 3 anos. São os chamados ‘empreendedores potenciais’.
Apenas Índia, com 106 milhões de pessoas nessa situação, está à frente do Brasil neste ranking.
Ainda de acordo com a pesquisa, aqui no Brasil, “ter o seu próprio negócio” é o terceiro principal desejo do brasileiro, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”.
Considerando a taxa total de empreendedores, que é a porcentagem de empreendedores em relação à população do país, o Brasil ocupa a 8ª posição do ranking mundial, com 3 em cada 10 adultos envolvidos com o mundo dos negócios. Nesse ranking, o primeiro lugar é do Equador, seguido pela Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.