FIFA tenta acabar com Racismo no futebol e dita regra

0
125

Em uma decisiva reunião na Tailândia esta semana, a FIFA tomou uma medida forte e clara contra o racismo no futebol. Durante o encontro anual da entidade, com presença de todas as 211 federações filiadas, foi introduzido um novo protocolo de combate à injúria racial no esporte. Sob a supervisão do presidente Gianni Infantini, o conselho da FIFA aprovou por unanimidade a implementação de diretrizes rígidas que serão adicionadas aos códigos disciplinares de cada federação.

O protocolo estipula punições severas para qualquer incidente racista ocorrido durante as partidas. Entre as medidas está a possibilidade de encerrar o jogo imediatamente, com a consequente derrota sendo atribuída ao time cujo integrante for identificado como autor do ato racista. Além disso, foi criado um gesto específico para que jogadores e árbitros possam comunicar a ocorrência de racismo de maneira imediata e visível. Quando identificarem um ato de racismo, deverão cruzar os braços na altura dos punhos com os dedos esticados, sinalizando a ativação do protocolo e alertando todos os presentes no estádio.

Para reforçar a seriedade e a efetividade das novas regras, a FIFA também planeja formar um painel consultivo, composto por jogadores e ex-jogadores. Este grupo terá como função aconselhar e monitorar a aplicação do protocolo dentro das federações associadas.

O próximo passo é a apresentação do plano ao congresso da FIFA, onde espera-se que seja ratificado por todas as associações filiadas, solidificando assim um novo marco na luta contra o racismo dentro e fora dos gramados.