Irã – Presidente morre em acidente com helicóptero

0
245

Ebrahim Raisi, presidente do Irã de 63 anos, faleceu devido à queda do helicóptero em que viajava neste último domingo (19). A confirmação do incidente veio por parte da TV estatal iraniana e do Ministério das Relações Exteriores do Irã no dia seguinte, segunda-feira (20). Conhecido por seu perfil ultraconservador e por estar à frente do Irã em um período de tensões com Israel, Raisi liderava o país sob circunstâncias desafiadoras. A queda ocorreu por adversidades climáticas.

Eleito em 2021, Raisi deveria ocupar o cargo até 2025, posicionando-se como a segunda figura mais significativa do país, atrás somente do Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã e mentor de Raisi.

Foto : Irna

De acordo com relatos da mídia estatal iraniana, o acidente aconteceu em uma área montanhosa do Irã devido ao mau tempo, durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades do Azerbaijão. O helicóptero caiu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, localizada a aproximadamente 600 km a noroeste de Teerã, por volta das 13h horário local (6h horário de Brasília), contudo, os destroços só foram localizados aproximadamente 12 horas após o acidente.

O acesso ao local era complicado e o mau tempo impedia os esforços de resgate. O helicóptero foi avistado somente cerca de 12 horas depois, na madrugada de segunda-feira, por membros do Crescente Vermelho iraniano, após um drone providenciado pela Turquia com sensores térmicos identificar o local do acidente.